Rexistência

Ressignificação da história da população negra é tema de exposição no Boulevard Shopping

O projeto Raízes Negras do Boulevard traz as obras do artista local Igor Rodrigues, que podem ser vistas entre os dias 06 a 20 de novembro.

09/11/2020 às 16h03, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

este ano, o Boulevard traz uma exposição do artista feirense Igor Rodrigues. O trabalho surgiu a partir da inquietude do artista em compreender sua própria história, suscitando um processo de autoconhecimento e construção de uma subjetividade negra que pudesse dialogar com o coletivo. Desse modo, “REXISTÊNCIA” assume objetivo de criar um universo a partir de um ponto de vista não-eurocêntrico, dando protagonismo aos negros para que possam inspirar e servirem de inspiração como protagonistas das histórias.

O título da exposição surgiu a partir da junção das palavras “resistência” e “existência”, fazendo breve alusão a “reexistir”. Através desse neologismo, o artista traça o caminho poético que narra a história da população negra de forma revisitada, em uma narrativa que pretende esvaziar e problematizar estereótipos, evocando um diálogo atual e pertinente sobre as representações e ressignificações da população negra.

Durante todo o período da exposição, o Boulevard Shopping promove nas redes digitais a campanha "Talentos", com vídeos curtos publicados com a hashtag #TalentoRaízChallenge em que colaboradores do shopping estarão mostrando suas habilidades e hobbies para além de suas funções oficiais no shopping.

O Projeto Raízes Negas
É fruto da parceria do Instituto IRIS, organização da sociedade civil de Salvador com o Boulevard Shopping. Desde sua criação, o projeto tem promovido um conjunto de ações e debates, por grupos e pessoas que fazem a diferença e lutam contra o preconceito e discriminação racial. Além de promover o intercâmbio e fortalecimento da produção empreendedora, artístico-cultural e de identidade da beleza afro oriundos de comunidades populares e tradicionais de Feira de Santana. 

Nessa terceira edição, o Projeto Raízes Negras abordará a valorização da subjetividade do povo negro através das artes plásticas. De uma perspectiva geral, se propõe a inserir estas comunidades como criadoras e agentes do próprio discurso, valorizando a própria beleza e cultura, relacionando as questões de identidade de combate à intolerância religiosa e o racismo. 

Serviço:

O quê: Raízes Negras Talento, exposição REXISTÊNCIA
Quando: 06 a 20 de novembro de 2020
Horário de funcionamento do shopping
Local: Entrada E2, em frete a Aramis
Aberto ao público

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade