Eleições 2018

Renato Casagrande, do PSB, é eleito governador do Espírito Santo

Ex-governador venceu ainda no primeiro turno, com 55,37%% dos votos válidos.

07/10/2018 às 18h51, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Renato Casagrande, do PSB, foi eleito neste domingo (7) governador do Espírito Santo para os próximos quatro anos. Com 94% das urnas apuradas, Casagrande teve 993.533 votos, o que corresponde a 55,37%% dos votos válidos, contra 492.359 votos do segundo colocado, o deputado federal Carlos Manato (PSL).

Histórico
Natural de Castelo, na região Sul do Espírito Santo, Casagrande é engenheiro florestal re bacharel em Direito. Ele é filiado ao PSB desde 1987 e já foi já foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e secretário de estado.

No Senado, Casagrande foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Atualmente, é secretário-geral da Executiva Nacional da sigla.

Renato Casagrande disputou o governo do Espírito Santo pela quarta vez. Em 1998, na primeira tentativa, ficou em 3º lugar.

Na segunda, em 2010, foi eleito com 82,30% do total de votos válidos. Já na tentativa de reeleição, em 2014, perdeu para Paulo Hartung (MDB) e ficou em 2º.

Campanha
Melhor colocado nas pesquisas eleitorais e tentando ser eleito novamente, Casagrande foi o principal alvo do ataque dos adversários. Mesmo assim, teve uma campanha tranquila e sem polêmicas. A estratégia foi focar no pedido "volta" ao governo do estado, tecendo algumas críticas a atual gestão.

Propostas
Durante a campanha, Casagrande falou sobre problemas dos presídios, agricultura, violência contra mulher, tratamento de lixo, recuperação de rodovias, mobilidade urbana, previdência social, geração de emprego e saúde.

Prometeu descentralizar os serviços de saúde, fazer o Hospital Geral de Cariacica e retomar o programa “Estado Presente”, ligado à segurança pública.

Também disse que a segurança pública será a prioridade de governo e prometeu a volta do Batalhão de Missões Especiais (BME).

Casagrande declarou ainda que as secretarias de saúde, educação, esporte, cultura, desenvolvimento urbano têm que atuar em conexão com o tema. Desenvolverá metodologia de trabalho para integrar as polícias Civil e Militar.

Ele também disse que vai reduzir o tempo de espera por uma consulta e mudar a lei de promoção dos militares.

Fonte: G1 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade