Educação

Reitor da Uefs explica gasto com vigilância

A Uefs possui várias unidades externas e tem estrutura do campus horizontal e diferente das demais universidades.

25/05/2019 às 10h39, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O governador Rui Costa durante entrevista que a Uefs gasta com vigilância o dobro do que é gasto em outras universidades estaduais da Bahia (relembre aqui). Sobre esta declamação, o reitor Evandro Nascimento, respondeu em entrevista ao Acorda Cidade que vigilância não é só para o campus, mas também para outras instituições que fazem parte dela como o Observatório Astronômico Antares, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o Horto Florestal entre outros.

Ele informou também que a estrutura do campus da Uefs é horizontal e diferente das demais universidades. Por ter mais portarias, precisa aumentar a segurança na entrada e saídas de pessoas nesses locais. Além disse o sistema de segurança segue normas do estado há sete anos.

“Há sempre uma comparação da Uefs com outras universidades, mas, por exemplo, a Universidade Estadual de Santa Cruz tem um campus de 40 hectares, o da Uefs tem 101, uma vez e meia a área da Uefs. A área construída da Uefs também é maior do que o da própria Uesc, com menos área física construída com menos prédios e aqui na Uefs também nós temos, os prédios nossos mais horizontalizados, prédios de um pavimento, enquanto que, por exemplo, na Uesc, o prédio tem dois, três pavimentos, isso implica o quê? O único ponto de entrada no prédio precisou de um posto de vigilância. Como o projeto arquitetônico da Uefs é mais horizontal, com prédios de um pavimento, a cada vez que nós temos um prédio novo, um laboratório, um prédio administrativo, é uma entrada, é uma portaria, é um local onde tem um posto. Essas são as razões pelas quais nós temos um dimensionamento maior dos postos de segurança do que outras universidades. Nós temos várias unidades externas ao campus, o Centro Universitário de Cultura e Arte, a Biblioteca Monteiro Lobato, Horto Florestal, a estação experimental Rio Seco em Amélia Rodrigues que é uma área de 25 hectares, temos também a Chácara Xavantes e tudo isso requer que tenham os postos externos, a clínica também da Mangabeira, então é por isso que o contingente de vigilância da Uefs tem esse dimensionamento”, explicou.

Leia também: Reitor e Vice-reitora da Uefs tomam posse na próxima terça-feira (28)

Diretor da Adufs contesta declarações do governador Rui Costa sobre universidades
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade