Feira de Santana

Projeto Nosso Lar lança campanha para arrecadação de fraldas geriátricas

De acordo com a coordenadora do local, cerca de 10 pacotes são utilizados por dia.

26/03/2022 às 17h45, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Criado em 2014, o Projeto Nosso Lar, localizado no Conjunto Feira IV, ao lado da Embasa em Feira de Santana, se tornou uma casa de repouso para idosos e atualmente acomoda até 30 pessoas.

O projeto social sem fins lucrativos possui algumas parcerias com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e com profissionais da saúde que realizam atividades de forma voluntária no local.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do Projeto, Monalisa Carneiro, informou uma das principais dificuldades que a direção está enfrentando é a falta de fraldas geriátricas e produtos hospitalares, a exemplo de curativos.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

"O nosso Projeto teve início em outubro de 2014 e trabalhamos com 30 idosos, com idades a partir de 60 anos. Nós estamos com algumas verbas atrasadas, sem previsão de receber, e a gente sabe que trabalhar com idosos é um gasto muito grande. Estamos com problemas, por exemplo, na aquisição de fraldas geriátricas, material de curativo, ainda mais nós que recebemos idosos acamados com doenças graves. Posso afirmar que pela alimentação nem tanto, graças a Deus, mas a maior dificuldade nesse momento realmente são as fraldas, material de higiene, para que possamos manter o atendimento adequado com todos os nossos idosos", disse.

Segundo Monalisa, mesmo com a capacidade de 30 idosos, ainda é possível atender mais quatro idosos na ala nova da enfermaria que foi criada.

"Hoje a gente tem aqui 29 idosos, com uma quantidade máxima de 30, porém a gente ainda consegue receber mais quatro idosos na enfermaria nova que criamos, ou seja, receber aqueles idosos acamados, para que fiquem acomodados nas camas hospitalares que temos aqui. Os nossos idosos aqui recebem atendimento a todo momento, desde a alimentação, medicamento, se precisar de um geriatra, clínico geral, temos uma parceria com a prefeitura, temos a possibilidade de fazer exames laboratoriais também, tudo que for ligado à saúde. Nós conseguimos atender para estes idosos, além de uma equipe que presta os serviços aqui junto com a gente, desde enfermeiros, assistente sociais, fisioterapeutas, enfermeira feridóloga, que trata dos idosos acamados que possuem feridas e quando é possível a gente sempre realiza atividades recreativas aqui, para colocar uma rotina saudável também", informou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Monalisa Carneiro explicou que rifas serão realizadas como forma de campanha na aquisição de fraldas geriátricas e materiais de higiene.

"Estaremos lançando uma campanha na Internet, pois estamos colocando rifas para vender. Essas rifas têm como objetivo principal, a aquisição de fraldas, pois temos um gasto aqui em nosso Projeto de até 10 pacotes por dia. Mas aquelas pessoas que se sentirem à vontade para também nos ajudar, estamos recebendo tanto as fraldas, como materiais de higiene, curativos, sabonete líquido, hidratante, perfume", destacou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Dona Ernestina Cardoso Santiago, de 83 anos de idade, é moradora do Projeto Nosso Lar. Ao Acorda Cidade, ela contou que após a morte dos filhos, ficou com receio de morar sozinha devido à criminalidade.

"Eu tinha dois filhos, mas infelizmente eles morreram, passei a morar só e fiquei com medo por conta dos ladrões, então cheguei a morar na casa de uma sobrinha, mas logo depois ela descobriu que estava com duas hérnias e precisava operar. Foi quando eu cheguei aqui no projeto e estou até hoje. Não tenho do que reclamar, sou bem tratada, as pessoas gostam de mim, inclusive teve até um senhor que chegou hoje e já ficou batendo papo comigo. Gosto muito daqui, sempre tem atividades como no São João, Natal para animar todo mundo", contou.

Para realizar doações, o Projeto Nosso Lar está localizado na Rua A, Conjunto Feira IV ao lado da Embasa.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade