Feira de Santana

Projeto Memorial da Feira é apresentado ao Instituto Histórico e Geográfico

A inciativa da Prefeitura de Feira de Santana, executada pela Secretaria de Comunicação Social, vê o IHGFS como parceiros neste objetivo, disse o titular da Secom, Valdomiro Silva, que, com o jornalista Marcondes Araújo, que o coordena, explicaram o projeto.

08/12/2019 às 18h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Projeto Memorial da Feira, que tem como objetivo contribuir para a preservação dos mais diversos segmentos da memória histórica local, foi apresentado aos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, em reunião realizada no sábado (8).

A inciativa da Prefeitura de Feira de Santana, executada pela Secretaria de Comunicação Social, vê o IHGFS como parceiros neste objetivo, disse o titular da Secom, Valdomiro Silva, que, com o jornalista Marcondes Araújo, que o coordena, explicaram o projeto.

Marcondes Araújo afirmou que o Memorial e o instituto têm objetivos afins. “Explicamos todo o processo, como chegamos a ele, a sua finalidade e o que já desenvolvemos e o que está em via disso”. Ele explicou que a meta é juntar os fragmentos da história local em uma única página,
O Memorial já tem nos seus arquivos 400 fotografias antigas e vem, com ajuda de colaboradores, contextualizando – as, identificando seus personagens. “A identificação e o contexto enriquecem o fato, dando-lhe o devido valor histórico”.

Ele explicou como a página funciona – apresentou as suas secções de vídeos produzidos pela equipe da Secom e doados – estes são postados sem cortes, e pediu que todos colaborassem e destacou a colaboração da Fundação Senhor dos Passos.

Agradeceu a participação dos leitores que viveram à época de quando fotografias foram tiradas e colaboram com correções. “Algumas legendas não correspondem aos personagens. Nos informam do engano e fazemos a correção imediatamente”.

Valdomiro Silva afirmou que o projeto é aberto à participação e a colaboração de todos os feirenses. Enfatizou que o Projeto Memorial da Feira é uma política de governo, centrada na preservação de todos os aspectos da sociedade local.

“Estamos apresentando à sociedade uma ferramenta que se propõe a unificar, num mesmo espaço, o que for possível da nossa rica história cultural. É uma iniciativa que deve ser alimentada todos os dias. Por isso pedimos a participação de todos. Será perene”.

Radialista e jornalista, Gildarte Ramos disse que a iniciativa da Prefeitura é louvável sob todos os aspectos. “O projeto não apenas está catalogando as informações, mas colocando-as à disposição dos interessados em conhecê-la”.

O jornalista Francisco Otávio palestrou sobre desenhos rupestres. “Feira de Santana não tem tradição nesta área, mas a Bahia tem a maior quantidade destes desenhos em todo o país”. Argumenta que os desenhos são formas de comunicação.

Com informações da secretaria municipal de Comunicação 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade