Saúde

Profissional de educação física dá dicas para prática de exercícios no período de distanciamento social

A prática de atividade física teve que se adaptar a esse novo cenário e as pessoas estão usando a criatividade para manter os treinos em dia.

25/04/2020 às 11h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Neste período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, Covid -19, as academias estão fechadas, assim como outros espaços para a prática de atividades físicas, como parques e clubes. A recomendação de evitar aglomeração também tem feito com que muitas pessoas deixem de frequentar espaços públicos como ruas e avenidas e se mantenham em casa. A prática de atividade física teve que se adaptar a esse novo cenário e as pessoas estão usando a criatividade para manter os treinos em dia.

A profissional de educação física Suzane Carvalho, disse em entrevista ao Acorda Cidade o quanto é importante as pessoas se manterem ativas nesse período. Muitas são acometidas pela a ansiedade e movimentar o corpo é também uma forma de se sentir ativo e mais relaxado.

A professora destacou que é importante que as pessoas que estejam praticando atividade física em casa procurem a orientação de um profissional da área, preparem o espaço e também façam sempre os exercícios no mesmo horário. Quem já frequentava a academia deve manter os horários em que estava presente e quem fazia atividade ao ar livre deve também manter os mesmos horários.

“O meu conselho para as pessoas que não fazem atividade física é que esse momento é uma oportunidade para começar e quem já pratica também deve continuar de forma moderada e orientada, sobretudo. Não pode parar de praticar atividade física porque parou de frequentar os ambientes da academia. A gente pode sim, dentro de casa, utilizar recursos para se manter sempre ativos. Grande parte de cientistas já apontam a prática da atividade física como um dos principais elementos para a manutenção da saúde, melhora do sistema imunológico, melhora também o sistema cardio-respiratório, alivia as tensões, ajuda a dormir melhor e também a se sentir melhor pelo fato de fazer algo prazeroso em relação ao confinamento”, pontuou.

Suzane citou alguns pontos importantes para a prática de atividade física em casa, como a escolha de um espaço adequado, a utilização de roupas leves e confortáveis, uma música ambiente e a água para a hidratação.

Sobre as aulas online, que muitas pessoas estão aproveitando as redes sociais para divulgar, ela frisou que o ideal é acompanhar sempre as orientações de um profissional da área, principalmente para que não tenham nenhuma lesão ou se machuquem a ponto de ocuparem leitos de hospitais neste momento tão delicado de pandemia.

A profissional de educação física ressaltou que o mais importante agora é que as pessoas façam treinos para manter-se mais saudáveis. Devem ser evitadas as sobrecargas de exercícios físicos e até treinos de emagrecimento associados a dietas restritivas. Na opinião dela, o momento atual é de aumentar os cuidados com a saúde e prevenir o contato com vírus. Ela afirmou que antes de qualquer coisa é preciso que as pessoas fiquem em casa.

“Vamos aproveitar esse tempo para cuidar da saúde, praticar atividade física, melhorar s sistema imunológico, ter boa alimentação, hidratação, se manter saudável e ativo. Focar na saúde e proteção. Fiquem em casa com qualidade de vida e uma rotina saudável. Em breve tudo vai passar e vamos nos abraçar de novo”, comentou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade