Saúde

Profissionais do Programa de Residência em Saúde da Uneb mantêm atividades frente à pandemia do COVID-19

Atividades como atendimentos ambulatoriais e cuidados a pacientes críticos estão mantidas, assim como a participação nas ações estratégicas junto às Diretorias de Vigilância Epidemiológica (Divep) e de Atenção Básica (DAB) do Estado da Bahia.

23/03/2020 às 15h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Uneb continuam a ofertar seus serviços para diversos dispositivos da rede de Saúde de Salvador frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Atividades como atendimentos ambulatoriais e cuidados a pacientes críticos estão mantidas, assim como a participação nas ações estratégicas junto às Diretorias de Vigilância Epidemiológica (Divep) e de Atenção Básica (DAB) do Estado da Bahia.

Têm continuidade ainda as ações da área de educação vinculadas às Unidades de Saúde da Família e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade.

De acordo com o professor da Uneb Magno Merces, coordenador do programa, o momento crítico sanitário funciona como uma convocação, sobretudo, para os profissionais da área, independente da natureza de sua ocupação.

“Nós, representantes da Saúde, devemos, mais do que qualquer um, praticar o sentido das palavras humanização e cuidado, que tanto proferimos”, destacou o pesquisador.

O coordenador salientou ainda que esteve ontem (19), com outros docentes, junto aos profissionais do programa em seus locais de atuação, para manifestar apoio, planejar ações e discutir medidas de autocuidado.

Desafio aceito!

Os 78 residentes do programa da UNEB estão distribuídos entre os Hospitais Geral Roberto Santos (HGRS), Geral do Estado (HGE), Santa Izabel e Aristides Maltez, as Unidades de Saúde da Família e do Caps, a Dipev e as Diretorias Estaduais de Atenção Básica e de Gestão do Cuidado.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB, criado em 2006 no Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus de Salvador, conta com profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia e Odontologia.

Além da convocação realizada pelo Ministério da Saúde, os profissionais da área foram também recomendados a continuarem suas ações pela comissão específica da Uneb, que possui a finalidade de acompanhar e orientar as condutas da universidade diante da nova pandemia.

A formação dos profissionais residentes da universidade conta com carga total de 5.760 horas-aula, sendo 1.152 horas de atividades teóricas e teórico-práticas e 4.608 horas de estágio/trabalho nos campos de prática.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB, referenciado pelo Ministério da Saúde, orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS e pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e pela Política de Humanização.

Dentre os seus objetivos, destaca-se a busca por uma formação profissional crítica e reflexiva, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, assistência e gestão, bem como a interdisciplinaridade, multiprofissionalidade e interprofissionalidade.

 

Serviço

 

O que: Ações dos profissionais da Residência em Saúde da UNEB

Quando: frente à pandemia do novo Coronavírus

Onde: diversos dispositivos da rede de Saúde de Salvador

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade