Bahia

Profissionais de Enfermagem realizam ato em Salvador dia 8 de março

85% da força de trabalho em Enfermagem é composta por mulheres.

03/03/2022 às 09h10, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Profissionais de Enfermagem de todo o país participam, na próxima terça-feira (8), de uma ampla mobilização em prol da aprovação do piso salarial da categoria, promovido pelo Fórum Nacional da Enfermagem.

85% da força de trabalho em Enfermagem é composta por mulheres. Por isto, o ato foi marcado para acontecer no dia Internacional da Mulher. Em Salvador, a mobilização conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). A concentração acontecerá no Porto da Barra, a partir das 8h. Também estão confirmados atos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais do país.

A proposta do piso, em tramitação na Câmara dos Deputados, na forma do Projeto de Lei 2564/20, estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Para a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, os atos pelo país são de extrema importância para dar visibilidade a esta causa que busca promover a valorização da categoria. “Este é um projeto de lei que foi aprovado por unanimidade no Senado, em novembro do ano passado. Agora precisamos de apoio na Câmara dos Deputados, para que o projeto seja votado com urgência, na forma em que foi aprovado pelos senadores, para que possa ser sancionado. Estamos falando de uma categoria que está na linha de frente do combate à covid-19, seja na vacinação ou no tratamento de pacientes em hospitais e demais unidades de saúde”, ressaltou Giszele. 

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

 

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade