Cultura

Professora da Uefs lança novo livro infantil no Salão Internacional do Livro e da Cultura de Genebra

A linguagem simples de uma narrativa em versos estimula o gosto dos pequenos leitores pelas palavras.

18/05/2021 às 09h35, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Espevitada, vaidosa, perfumada e namoradeira. Essas são algumas das características da protagonista do novo livro infantil da escritora baiana Rita Queiroz. Grimalda, a Lagartixa Empoderada, será lançado nesta terça-feira (18), às 13h00 (horário de Brasília), no Primeiro Salão Internacional do Livro e da Cultura de Genebra, no canal do YouTube do Institut Cultive Brésil Suisse.

“Estou muito feliz. Mesmo que seja um evento virtual, o Salão vai reunir autores de várias partes do mundo e eu estarei lançando minha nova obra trilíngue. Não existem fronteiras para a literatura”, celebra Queiroz, que é professora do curso de Letras na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Em um texto rimado, com ilustrações coloridas e divertidas de Hitallo Duarte, o livro mostra o lado feminino de ser, com todas as suas atribulações que, no entanto, não tiram a beleza e a vaidade de ser mulher. “Gosto das metáforas usando animais para simbolizar o ser humano. A lagartixa é, na verdade, a mulher que se desdobra em mil. Como diz a escritora Adélia Prado em um verso: ´Mulher é desdobrável. Eu sou´. Concebi Grimalda pensando nisso, em mostrar para o público infantojuvenil as mil facetas femininas”, destaca a autora.

A linguagem simples de uma narrativa em versos estimula o gosto dos pequenos leitores pelas palavras. A poesia é uma ferramenta para aproximar as crianças do mundo das letras e um meio valioso para promover conhecimento e despertar reflexões de maneira leve, já que para eles a repetição dos sons soa como uma brincadeira. A ludicidade favorece os benefícios da leitura. Apresentar poesia para as crianças estimula a imaginação, amplia vocabulário, exercita a memória, estimula a sensibilidade, ativa a criatividade, reforça valores e ainda melhora a expressão oral. “No mercado não existem muitos livros de poesias para crianças. Quanto mais cedo proporcionarmos este contato, melhor”, defende.

Grimalda, a Lagartixa Empoderada traz ainda dicas de como tornar a contação de história mais prazerosa. É recomendado que os adultos façam uma leitura prévia da história antes de contá-la, assim saberão usar de forma mais adequada a entonação ideal para a narrativa. “Depois da leitura é muito rico criar um ambiente favorável ao diálogo, conversar com as crianças sobre diferenças, aceitação, respeito”, sugere Queiroz lembrando que, por último, vale muito a pena estimular a expressão do pequeno leitor, através de desenhos, pinturas ou até mesmo da criação de uma nova história. “Um bom exercício de empoderamento é sugerir que a criança crie um novo final para o livro”, recomenda.

Sobre a autora:

Apaixonada pela palavra, a baiana Rita Queiroz é escritora, poeta e professora universitária. Membro da Academia Internacional Mulheres das Letras, do Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Lettere e Arti, ocupa a cadeira de número 34 da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB). É autora de cinco livros para crianças e outros cinco de poemas voltados para o público adulto. Somente na pandemia, seis novas obras foram lançadas, entre livros solos, coletâneas e co-autorias. A participação em lives literárias e publicações, algumas internacionais como a francesa “Entre deux rives”, tem aumentado. Contabilizando textos em versos e em prosa, assina mais de 100 coletâneas nacionais e internacionais. No universo literário infantil, Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com poesia? e Bordado de Sonhos são algumas de suas obras. Canibalismos, O Canto da Borboleta, Confissões de Afrodite e Velas ao Vento são livros solos de poemas dedicados ao público adulto.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade