Feira de Santana

Professor de Feira de Santana promove encontro virtual com educadoras estrangeiras sobre racismo e intolerância religiosa

O encontro foi por vídeo conferência, em língua inglesa, com a tradução do professor.

29/06/2020 às 07h08, Por Andrea Trindade

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Os estudantes do 8º ano do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura (CEEMB), em Feira de Santana, participaram do II Encontro Intercultural do CEEMB, realizado na última sexta-feira (26), por meio de uma videoconferência transmitida pela Plataforma Zoom, com a abordagem de temas atuais, como pandemia, racismo e intolerância religiosa e a presença de três educadoras norte-americanas (com ascendências japonesa, mexicana e africana) e uma britânica (ascendência árabe), sob a mediação do professor de Língua Inglesa da unidade escolar, João Luiz Costa.

O encontro foi por videoconferência, em inglês, com a tradução do professor. John, como é chamado pelos estudantes, explicou que o objetivo do encontro foi promover o desenvolvimento da competência intercultural.

"O desenvolvimento dessas habilidades é extremamente necessário para o contexto de mundo globalizado em que vivemos. Precisamos aprender a interagir com pessoas de outras culturas e países, que possuem outros valores, crenças e experiências. Acredito que o respeito e a tolerância à cultura do próximo ajudará a construirmos um mundo melhor”, explicou o professor que também é idealizador do evento.

John informou que antes do encontro, os alunos fizeram pesquisas sobre os países e compartilharam suas pesquisas no grupo do WhatsApp. Eles também gravaram vídeos curtos e estão publicando em redes sociais onde estão postando várias curiosidades interessantes sobre a cultura de diversos países.

O educador ressaltou que esta foi a primeira sessão do II Encontro Intercultural do CEEMB e que, ao longo do mês de julho, acontecerão outras sessões com convidados de países como Índia, Guyana, Canadá, Austrália, Inglaterra, Tailândia e Holanda.

O estudante Levi Solombre, falou sobre a experiência de participar do encontro. “Foi uma ótima oportunidade para conhecermos outras culturas, pessoas que moram em outros países, que falam outras línguas. Foi uma chance que veio pra acrescentar ao nosso aprendizado, foi uma chance incrível e adorei participar deste projeto, porque eu mesmo sempre tive o sonho de conhecer pessoas que falam outras línguas e pessoas que moram em outros lugares do mundo e isto aconteceu sem precisar sair de casa”.

Alana Freitas da Silva, de14 anos, comentou sobre o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido na quarentena, decorrente da pandemia do Coronavírus e sobre a videoconferência.

"Achei super legal o professor estar passando atividades super diferentes e interessantes, que além de entendermos o assunto, aprendemos a usar vários aplicativos de edição. O professor John é muito dedicado e atencioso com os alunos. Estava a ansiosa para que a live começasse logo e aprendi várias palavras em inglês e sobre cultura de vários países. Gostei muito da iniciativa", disse.

"Eu gostei muito de ter participado desse encontro Intercultural, foi bom porque nós aprendemos muitas coisas, eu amei. Eu gostei demais de ter conversado com elas. Aprendemos um pouco de cada coisa, aprendemos coisas novas. Se eu pudesse eu ficaria o resto do tempo conversando com todos porque foi bom demais", declarou a estudante Camila Ferreira, de 13 anos. 

A colega Ana Paula Almeida dos Santos, completou: “Estas atividades, como a videoconferência, são muito importantes neste momento em que estamos sem aula, por causa da pandemia, porque nos motiva a continuar estudando”.

"Eu acho que esse projeto vai ajudar muito no nosso futuro. Eu, por exemplo, aprendi muito sobre alguns países. Esse projeto está me ajudando muito nessa quarentena, pois estou me dedicando a ele", destacou a estudante Maria Vitória. 

Posteriormente, o encontro será disponibilizado no Youtube, com divulgação do link no Instagram @linguainglesaceemb.

Suspensão das aulas

As aulas estão suspensas na Bahia por decreto do Governo do Estado e deverão ser repostas, mediante a elaboração de um novo calendário escolar. 

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