Feira de Santana

ProAr alerta a população sobre os cuidados com a asma no inverno

Fogueiras podem potencializar as crises

24/06/2021 às 09h41, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A chegada do inverno é sinal de alerta para aqueles que possuem algum problema respiratório. A mudança da temperatura afeta os asmáticos, além disso, a maior convivência em locais fechados – por conta do frio – favorece a transmissão de doenças infecciosas, sobretudo virais, que potencializam as crises de asma.

Durante os festejos juninos a situação pode ser ainda mais grave. “As crises são muito comuns no inverno, também associada ao uso incorreto das medicações e a exposição à poluição ambiental como fumaça das fogueiras”, afirma a pneumologista, Manoela Trindade Fontes.

A assistência para pessoas que possuem a doença é garantida pela Prefeitura de Feira, por meio do Programa de Asma e Rinite Alérgica (ProAr). São mais de 5 mil pacientes cadastrados, atendidos por especialistas como pneumologistas e pneumopediatras.

Na unidade, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos necessários e a bombinha inalatória – equipamento que é um spray inalador dosimetrado, ou seja, que quando acionado libera uma pequena dose da substância medicamentosa.

São acompanhados pelo programa os pacientes portadores de asma moderada e grave – aqueles com sintomas muito frequentes com dispneia de duas a três vezes na semana. Os casos são avaliados pelas unidades de saúde, que fazem os encaminhamentos. Durante crises de asma o paciente deve procurar uma policlínica ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O principal tratamento da asma é feito com corticoides por via inalatória. Esta é uma medicação anti-inflamatória e antialérgica, que deve ser administrada regularmente para evitar as crises, mesmo que o paciente não apresente os sintomas naquele momento.

O ProAr fica no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, início da rua Geminiano Costa – em frente ao novo complexo educacional.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade