Saúde

Presidente da Fundação Hospitalar explica como funciona campanha do Outubro Rosa no CMPC

Ainda segundo a presidente da Fundação, a campanha vai até o dia 30, e o CPMC, que normalmente abre a partir das 8h, durante a campanha está abrindo a partir das 7 horas.

24/10/2018 às 11h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Após reclamações de pacientes que se dirigiram ao Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), em Feira de Santana, mas não conseguiram a realização de exames pela campanha do Outubro Rosa, na terça-feira (23), a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, esclareceu que a campanha é direcionada a todas as unidades da rede municipal e não apenas ao CMPC.

“O CMPC é uma unidade da Fundação Hospitalar que participa do Outubro Rosa desde o início, onde a gente diariamente vem fazendo 100 atendimentos por dia”, informou Gilbert Lucas.

De acordo com ela, na unidade é feita a triagem das pacientes para atendimentos como preventivo, ultrassom transvaginal e ultrassom de mama para aquelas pacientes que já realizaram a mamografia e o médico solicitou a ultrassom mamária.

Ainda segundo a presidente da Fundação, a campanha vai até o dia 30, e o CMPC, que normalmente abre a partir das 8h, durante a campanha está abrindo a partir das 7h.

“A gente vem fazendo o possível para atender a demanda. Mas tem outras unidades da rede que também fazem o preventivo. A gente sabe que muitos pacientes procuram o CMPC pra fazer o preventivo porque sabem que é uma unidade que dá o direcionamento e tem um resultado rápido; a gente direciona para o especialista na própria unidade, que é o ginecologista, e a gente tem os equipamentos necessários”, afirmou.

Gilbert Lucas destacou ainda que terminando a campanha do Outubro Rosa, caso fique um quantitativo de pacientes sem atendimento, eles deverão ser agendados.

“Agora é importante frisar que a campanha é em toda a rede e não somente no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer. A mamografia é acima dos 49 anos. Esse protocolo é do Ministério da Saúde. O ultrassom de mama só é realizado após a mamografia. E o ultrassom transvaginal a gente só realiza depois que é feito o preventivo”, explicou.

Leia também: Debaixo de chuva pacientes madrugam e não conseguem senha para realização de exames da Campanha Outubro Rosa

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade