Feira de Santana

Presidente da Associação Comercial diz que cerca de 90% das lojas do comércio podem voltar funcionar

Ele fez uma avaliação sobre a decisão do prefeito Colbert Martins Filho, que permite a reabertura de lojas do comércio com até 200 metros quadrados e com horário reduzido de 9h as 16h.

21/04/2020 às 12h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino, em entrevista ao programa Acorda Cidade na manhã desta terça-feira (21), fez uma avaliação sobre a decisão do prefeito Colbert Martins Filho, que permite a reabertura de lojas do comércio com até 200 metros quadrados e com horário reduzido de 9h as 16h. Segundo ele, com a decisão cerca de 90% das lojas podem voltar a funcionar nesta terça.

“Essa decisão é um grande passo, pois entendemos que a reabertura do comércio tem que ser feita de forma gradual, observando os pré-requisitos relacionadas a segurança pública, o que a vigilância epidemiológica nos aconselha a fazer, como utilização de máscaras e álcool gel. A grande maioria das lojas comerciais tem 200 metros quadrados e o momento é de fazer as análises necessárias para ver como vai se comportar todo o movimento de combate ao coronavírus. Vamos parabenizar o prefeito, que tomou uma decisão bem estudada e começa a dar um oxigênio a economia”, afirmou.

Segundo ele, é necessário ter oxigenação da economia e seguir a vida normal, pois se a economia não girar, vai ocorrer um problema sério que é o desemprego. Marcelo Alexandrino destaca que é preciso ter um equilíbrio com as medidas sanitárias para preservar as vidas e também com a economia.

Alexandrino ainda diz entender que nesse primeiro momento o comércio não vai ter um movimento estrondoso. Ele acredita que a recuperação da confiança do cidadão ao sair nas ruas, com todos os cuidados necessários, também vai acontecer aos poucos.

“Vamos ter um período de adaptação, pois acredito que a situação só se tranquilizará com a criação de uma vacina contra o coronavírus, o que pode demorar muito tempo para acontecer, então a gente vai ter que saber conviver com isso”, analisou.

Redução do horário

Com relação a redução do horário de funcionamento do comércio de Feira de Santana, que está permitido a funcionar de 9h as 16h, o presidente da Associação Comercial lembrou que existe um outro ponto de vista de que o melhor seria ampliar o horário, pois seria menor a possibilidade de ter aglomerações, mas ele diz entender o ponto de vista de reduzir o horário para não estimular muito que as pessoas se dirijam à rua.

Normas sanitárias de segurança

Marcelo Alexandrino ainda pediu que os comerciantes e empresários obedeçam os horários estabelecidos pelo decreto municipal e também as regras para utilização das máscaras para os funcionários. Além disso, ele ressaltou que a população deve se conscientizar e só ir ao centro da cidade com a máscara.
“Isso é o que preconiza o decreto e não podemos relaxar no combate ao coronavírus, que é uma ameaça grave e não podemos negar. Por isso todos devem obedecer essas regras”, destacou durante entrevista ao Acorda Cidade.

Leia também

Comerciários que trabalharem neste feriado devem receber R$ 65 pelas horas extras

Lojas de até 200 m² quadrados podem funcionar a partir desta terça-feira (21), decide prefeito

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade