Salvador

Presença e ausência no Cortejo do 2 de Julho

A ausência de Rui da festa e o fato de estar tentando bancar a construção de um equipamento que a Prefeitura já está construindo na Orla da cidade foi explorada ontem pelo prefeito ACM Neto.

03/07/2019 às 10h28, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

A grande ausência política do Cortejo do Dois de Julho, ontem,em salvador, foi, de fato, o governador Rui Costa (PT), que continua na Europa, segundo o governo, buscando investimentos para custear um segundo Centro de Convenções em Salvador. A ausência de Rui da festa e o fato de estar tentando bancar a construção de um equipamento que a Prefeitura já está construindo na Orla da cidade foi explorada ontem pelo prefeito ACM Neto (DEM), que chegou a gravar um vídeo, logo após participar da festa, ironizando a iniciativa de Rui e sugerindo a ele que, ao invés de ir à Espanha buscar recursos, visitasse o Centro de Convenções que ele constrói na Boca do Rio, com planos de entrega até o final deste ano.

Tema

Aliás, afora o senador Jaques Wagner (PT), que deu um pulinho na festa, e o vice-governador, João Leão (PP), que foi instado a se manifestar sobre o assunto, quase ninguém da base do governador foi a público ontem, no Dois de Julho, defender a ausência de Rui Costa dos festejos pela independência do Brasil na Bahia. Em off, alguns diziam que não queriam falar sobre o tema.

Força

Com a falta de Rui, quem acabou dando uma demonstração inequívoca de força no Dois de Julho foi o prefeito ACM Neto (DEM), que literalmente colocou o bloco na rua num contingente que muitos calculavam em mais de duas mil pessoas. Quem mais sofreu ao seu lado, foi a imprensa, além dos auxiliares poucos acostumados aos solavancos das manifestações no Dois de Julho.

Sem ano

Políticos acostumados ao tradicional esvaziamento do Cortejo do Dois de Julho em ano par ficaram impressionados com a grande acorrência de lideranças e mesmo de populares na festa de ontem, a um ano das eleições, quando parlamentares e chefes de Executivos costumam prestigiar o Cortejo em peso com o objetivo de buscar dar visibilidade a seus nomes e ganhar simpatias.

Diferencial

Secretário municipal de Combate à Pobreza, o deputado estadual licenciado Leonardo Prates resolveu fazer o caminho inverso percorrido no Dois de Julho pelo vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Bruno Reis, que marchou ao lado do prefeito ACM Neto (DEM) e da multidão que percorreu as ruas do Centro Histórico, e desfilou tendo ao lado apenas dois assessores e um fotógrafo.

Usina

Conselheiro da Comissão da Anistia, o general Luiz Eduardo Rocha Paiva disparou mensagem pelo WhatsApp ontem com crítica à postura do filho presidencial Carlos Bolsonaro de semear discórdia contra o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, informou a revista Época. Pelo visto, não falta combustível à usina de crises, como definiu o governo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). As informações são da coluna Raio laser, da Tribuna da Bahia. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade