Variedades

Presença de plantas em casa durante a quarentena melhora a saúde mental

Espécies usadas em chás e processos como a aromaterapia ajudam a reduzir a ansiedade

07/06/2020 às 08h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em meio a uma pandemia que impactou a vida de todos, alguns novos hábitos surgiram entre os brasileiros, como o da jardinagem, ao comprar e cultivar plantas em casa. Em alguns estudos, os pesquisadores mostram que a prática está ligada a uma ascensão do bem-estar e da saúde mental das pessoas que dedicam tempo aos cuidados com as flores.

A estratégia, inclusive, já fazia parte da decoração de escritórios e hospitais brasileiros. “A ciência nos mostra que mexer com a terra traz ganhos contra ansiedade, depressão e até doenças como diabetes e hipertensão“, conta a nutricionista Luciana Tomita, uma das idealizadoras do projeto, que inseriu uma horta comunitária no terraço da faculdade de medicina da Unifesp.

Isso acontece porque o contato direto com a terra pode descarregar as energias negativas e aumentar a serotonina no organismo. O neurotransmissor, por sua vez, é responsável por regular o humor, sono, apetite, sensibilidade à dor, entre outras coisas, além de felicidade e bem-estar.

Mesmo antes da sobrecarga psicológica gerada pelo novo coronavírus, os brasileiros já eram os mais ansiosos do mundo, com 9,3% da população – cerca de 18,6 milhões de brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De forma voluntária, mesmo sem o conhecimento sobre o assunto, uma parcela da população adquiriu flores e plantas, por meio de floriculturas online, para enfeitar a casa e ficar perto da natureza enquanto não era possível sair. Para o jardinista e personal gardener Ramon Cossuol, essa demanda aumentou porque as pessoas têm sentido falta do verde e da natureza.

"Está aumentando muito durante a quarentena. As pessoas estão tendo tempo de sobra para observar as suas casas e sentir falta do afeto da natureza. Converso todos os dias com pessoas que relatam que a jardinagem está salvando a sanidade mental neste período", diz ele.

Veja alguns tipos de plantas que promovem melhora na saúde mental.

Lavanda: a planta tem o poder de acalmar, reduzir a frequência cardíaca, aliviar as dores de cabeça e age no relaxamento da mente e do corpo. Isso porque a lavanda é responsável por acalmar o sistema nervoso e também pode ser usada em fragrâncias e de forma medicinal.

Camomila: apesar de ter o reconhecimento na área medicinal, ela ainda é pouco cultivada. Seus efeitos são calmantes e aliviam o estresse. “Por sua ação sedativa, é mais aconselhada a pessoas ansiosas”, diz Claudia Moretoni, professora de farmacologia da Universidade Federal do Paraná.

Erva-de-são-joão: o cultivo pode acontecer na primavera e no outono, e a planta é especialmente benéfica para pessoas com quadros de insônia ligados à depressão.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade