Feira de Santana

'Prejudicar a diretoria do Clériston é prejudicar os pacientes também', afirma diretor do HGCA em coletiva de imprensa

A coletiva de imprensa aconteceu na tarde desta segunda-feira (7).

07/03/2022 às 17h07, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (7), no auditório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, uma coletiva de imprensa com a presença do diretor-geral da unidade, José Carlos Pitangueira, que foi acusado de assédio moral, motivo pelo qual foi afastado do cargo após pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Durante a coletiva de imprensa, o diretor informou que ainda segue surpreso com o pedido, que foi aceito pela justiça, e afirmou que uma decisão como esta não só prejudica a gestão, como também afeta os pacientes.

"Eu ainda me vejo em uma situação de surpresa e fico preocupado pelo fato de ver que alguém quis prejudicar a diretoria do Clériston Andrade, e também quis prejudicar os pacientes. Hoje nós conseguimos acabar com aquela pocilga que tinha aqui no Clériston Andrade, e hoje temos um excelente atendimento, seja para atender aquele que é pobre, aquele que é rico, mas infelizmente eu não posso desconfiar de ninguém. Eu não esperava por isso. Fazer isso, é não querer gostar da população de Feira de Santana, é não gostar da cidade, e qualquer problema que seja direcionado para a direção do hospital, vai cair sobre mim, porque eu sou o diretor, eu sou o gestor. Qualquer coisa que aconteça, sempre vai cair por cima de mim. Uma vez eu fui convocado pelo Conselho Regional de Assistência Social, porém o problema tinha sido resolvido e eu esperava realmente que tinha sido resolvido, mas agora de forma surpresa, recebo um telefonema da imprensa procurando saber o que estava acontecendo, sendo que nem eu mesmo estava ciente do caso", declarou.

Questionado sobre uma sindicância com relação a quantidade de atestados médicos, o diretor-geral informou que não tem conhecimento direto, mas criticou sobre funcionários que apresentam testes negativos para a Covid-19 e mesmo assim ficam ausentes das atividades laborais.

"Quem tem conhecimento sobre essa situação dos atestados é um setor à parte, mas o que fica chato é alguém apresentar três atestados de Covid-19 durante sete dias. Todos os testes negativos, e não sei quem achou ruim, mas a pessoa fez o teste três vezes e não voltou ao trabalho. Fica difícil discutir com alguém que esteja sentindo sintomas, mas acho que quando se faz um teste e ele dá negativo, você pode voltar a trabalhar, mas pelo visto o incômodo foi grande, e quero aqui dizer que o Clériston tem um diretor presente, ativo, que defende os pacientes", afirmou.

Presente na coletiva de imprensa, o advogado Ronaldo Mendes, informou que em nenhum momento dos trâmites, o Ministério Público do Trabalho ouviu a coordenadora do setor de Assistência Social, muito menos o diretor-geral.
 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Houve um equívoco grande porque a notícia de fato para que as pessoas possam entender é que quando alguém leva ao Ministério Público do Trabalho algo vinculado ao seu trabalho, o Ministério Público do Trabalho vai investigar para verificar se procede ou não. Nesta situação específica tomou conhecimento de vários fatos levados pelos denunciantes, os servidores do hospital, e sem que ouvisse o diretor, muito menos a coordenadora, e o foco é o serviço de assistente social do hospital, o MPT entrou com uma ação civil pública que, lamentavelmente, alcançou o diretor do hospital por ser o diretor-geral ou responder pela unidade. Mas a notícia de fato é toda direcionada à senhora coordenadora, é isso que consta na denúncia, e a denúncia apenas alcança o diretor por ter sido ele aquele que determina as ordens gerais do hospital. Talvez por uma interpretação do Ministério Público, entendeu-se que o diretor dava as ordens, e a coordenadora não cumpria, mas isso não é verdade. O fato real não é este, o setor específico, a coordenação é feita por uma outra pessoa e assistente social, todos obedecem todas as ordens desta pessoa, o diretor que está acima e hierarquicamente lamentavelmente alcançou o diretor-geral do hospital", informou.

Segundo o advogado, cerca de 13 servidores foram relacionados na denúncia, e como forma de comprovar que não existe assédio moral por parte do diretor, o MPT pode identificar um serviço implantado durante a pandemia.

"Existe no Hospital Clériston Andrade, um setor chamado psicologia organizacional e que na pandemia, todos sabem, toda a sociedade, todos nós sofremos abalos emocionais muito grandes. Desde 2020, esse setor está instituído no Hospital Clériston Andrade, isso é apenas um exemplo de que aqui no Clériston, o trabalhador tem uma saúde ocupacional assistida, ele é amparado internamente e o diretor instituiu isso. O diretor, preocupado com a saúde do trabalhador do Clériston Andrade, deu apoio à psicologia, implantou o serviço em psicologia e serviço social desde 2020, mesmo ano em que começou as denúncias no Ministério Público. O que há na verdade é uma insatisfação pessoal de algumas pessoas. Este processo cita 13 pessoas, infelizmente eu não posso detalhar muita coisa, porque corre em segredo de justiça. Dr. Pitangueira ainda não foi citado, e por isso que apresentamos um processo com o pedido de reconsideração por parte do afastamento dele", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Funcionários do Hospital Clériston Andrade fazem manifestação em apoio do diretor Carlos Pitangueira

Diretor do Hospital Clériston Andrade nega acusações de assédio moral contra funcionários

Entidades saem em defesa de diretor do HGCA acusado de assédio moral por grupo de funcionários

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade