Feira de Santana

Prefeitura realiza novo cadastramento dos comerciantes do Centro de Abastecimento e planeja mudanças no local

O secretário informou também que a prefeitura está elaborando um projeto para a construção de uma nova Ceasa e que nos próximos meses o prefeito Colbert Martins deve anunciar como se dará essa implantação.

16/07/2021 às 15h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana (Seagri), que também é responsável pelas feiras livres, está realizando um novo cadastramento dos comerciantes que trabalham no Centro de Abastecimento. O objetivo, segundo o secretário Pablo Roberto, é iniciar um processo de reorganização das atividades no entreposto comercial.

“Há aproximadamente 60 dias o prefeito nos reuniu e pediu que providências fossem adotadas. Nós sabemos da importância do Centro do ponto de vista da economia para a cidade e para a região, sabemos também da grande quantidade de pessoas que vão fazer as suas compras naquele equipamento e temos consciência das inúmeras reclamações que recebemos diariamente pedindo melhorias”, informou Pablo Roberto.

Ele explicou que é preciso dialogar com os feirantes, e o primeiro passo importante é conhecer as pessoas e o tipo de comércio que cada uma vem desenvolvendo.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Começamos a fazer o cadastro do zero e pedimos os documentos que comprovam a permissão para atuar naquele espaço, e as providências serão tomadas. É uma ação conjunta. Essa semana vai acontecer uma reunião importante, onde o prefeito vai coordenar com várias secretarias, como a Seagri, Sesp, o Procon, a SMT, pra reorganizar aquele espaço, como a área de carga e descarga que hoje é uma confusão muito grande e nós não conseguimos transitar no centro dia de segunda, quarta e sexta. Muitas pessoas ficam com seus caminhões e carros parados do lado de fora.”

O secretário esclareceu ainda que atualmente 1.437 pessoas fazem parte do cadastro da prefeitura, porém a realidade é que existem muito mais comerciantes trabalhando no Centro de Abastecimento e com espaços maiores que o determinado.

“Nós temos hoje no nosso cadastro 1437 pessoas, mas sabemos que existe um número muito maior de pessoas que comercializam seus produtos lá. Precisamos oficializar isso. Temos lá uma pessoa que no cadastro ocupa um espaço de três metros, mas quando a equipe vai até lá esse espaço é de oito a 10 metros. Precisamos organizar e por isso estamos chamando e conversando. Tivemos uma reunião ontem com um grupo de representantes lá do centro, com a associação, que tem sempre participado, e todas as pessoas têm nos trazido várias ideias importantes, pois existe o desejo do governo em arrumar, e também o desejo dos comerciantes e toda a população para um Centro de Abastecimento cada dia melhor.”

Nova Ceasa

O secretário de Agricultura, Pablo Roberto, informou também que a prefeitura está elaborando um projeto para a construção de uma nova Ceasa para Feira de Santana e que nos próximos meses o prefeito Colbert Martins deve anunciar como se dará essa implantação. O local é onde se trabalha com toda a parte de atacado de alimentos no Centro de Abastecimento atualmente.

“A Ceasa é também um sonho do prefeito Colbert. Feira de Santana tem crescido muito, e a Ceasa está praticamente no centro da cidade, então realmente nenhuma cidade mais que tem as características de população e localização como a nossa tem um equipamento tão grande no centro da cidade. O prefeito Colbert tem coordenado isso com a Secretaria de Planejamento e de Governo para que o projeto da Ceasa possa acontecer. Estudos de viabilidade já estão sendo feitos sobre a localização, análise de área onde se pretende buscar, e acredito que nos próximos meses o prefeito deve anunciar o projeto da nova Ceasa para Feira de Santana.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade