São Gonçalo dos Campos

Prefeitura de São Gonçalo dos Campos lança projeto que vai ensinar artes marciais para jovens carentes

Todos os alunos matriculados no projeto receberão máscaras e as aulas seguirão os padrões de prevenção à Covid-19 determinados pelo decreto municipal.

25/05/2021 às 13h09, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, estará promovendo o projeto "Nossos Campeões", com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

O projeto "Nossos Campeões" será iniciado no dia 1º de junho, com uma aula inaugural no residencial, Minha casa, Minha Vida, com crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 16 anos. A aula inaugural contará ainda com a presença da atleta do UFC, Virna Jandiroba. Serão oferecidas oficinas de MMA, Karatê e Capoeira, durante toda a semana, intercalando os dias das aulas.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Adilson Santos, a iniciativa pretende buscar a integração e ressocialização dos jovens e adolescentes da Cidade Jardim, onde muitos não possuem oportunidades e o incentivo necessário. “Por meio do esporte, iremos resgatar o talento das pessoas como forma de inclusão, sem qualquer tipo de descriminação, dando oportunidades e valorizando cada indivíduo”, afirmou.

Para a Karateca, Campeã Brasileira e Panamericana, Diretora de Esporte do Município, Adrielle Silva, "o Karatê é uma arte marcial que preza por princípios e busca a perfeição do caráter do indivíduo, onde nos treinamentos não trabalhamos apenas o corpo, mas também a mente e o trabalho em equipe. Através desse projeto buscamos transformar a vida desses jovens e ensinar o caminho do bem e do sucesso", reforça.

Segundo o professor de Jiu-Jitsu e treinador de MMA, Renato Velame, o objetivo do projeto é proporcionar as crianças e adolescentes uma opção de vida saudável muitas vezes desviando-as dos caminhos das drogas e da ociosidade. "Arte marcial além de um esporte é também uma filosofia de vida que proporciona aos praticantes uma opção de vida saudável, muitas vezes desviando-os do caminho das drogas, considerando que o público alcançado é em sua maior parte de baixa renda familiar", disse, experiente treinador de atletas como a campeã do Invicta FC e atual atleta do UFC, Virna Jandiroba.

Para o professor de Capoeira Jean Carlos, que também estará participando do projeto, nos dias de hoje é totalmente fundamental que as crianças e adolescentes pratiquem esportes para ajudar no seu desenvolvimento e desempenho. "A Capoeira contribui de forma significativa com aulas de coordenação motora, aulas de instrumentos, alongamentos, disciplina e interação em equipe. Me sinto privilegiado por estar fazendo parte desse projeto colaborando com a sociedade", ressaltou o Mestre.

O prefeito Tarcísio Pedreira avalia o projeto como uma forma de dar mais opções a juventude da cidade. "O esporte é um importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em sociedade e tenho certeza que nosso projeto vai transformar a vida de muitos deles", observou.

Todos os alunos matriculados no projeto receberão máscaras e as aulas seguirão os padrões de prevenção à Covid-19 determinados pelo decreto municipal.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade