Bahia

Prefeitos municipais formalizam parceria com o Sebrae para o Programa Cidade empreendedora

Lançamento do ciclo 2022 e assinatura do termo de adesão aconteceu na Sede da instituição, em Salvador, na terça-feira (24).

27/05/2022 às 09h14, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Com o intuito de transformar os municípios baianos em um lugar cada vez melhor para empreender, mais de 64 gestores e representantes municipais formalizaram parceria com o Sebrae Bahia para adesão ao Programa Cidade Empreendedora ciclo 2022, em cerimônia realizada na Sede da instituição, em Salvador, na terça-feira (24). O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, agentes de desenvolvimento, além de gerentes regionais do Sebrae.

Em sua fala de boas-vindas, o superintendente Jorge Khoury reforçou que o Sebrae deseja colaborar com a administração dos municípios e encorajou os gestores a enxergarem o programa como uma oportunidade de deixarem um legado sobre o que foi possível realizar para o município crescer efetivamente. “Tudo neste programa é importante, mas é necessário reforçar que a educação, em qualquer lugar do mundo, é fundamental”, frisou, acrescentando que o Sebrae estará disponível para tudo aquilo em que for útil.

A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Cecília Miranda, e a coordenadora de Políticas Públicas e gestora estadual do Cidade Empreendedora, Janaina Neves, apresentaram como funcionam as ações do programa nos municípios, o enfoque dado para cada eixo e os principais desafios para a gestão municipal.

“Quando vocês aceitaram trabalhar no Cidade Empreendedora, vocês passaram a acreditar junto com o Sebrae que são os pequenos negócios que valorizam a cultura local, que vão gerar emprego e renda e que vão fazer o município de vocês ser um lugar melhor para viver e também é para empreender. O nosso maior sonho é ter uma Bahia forte e precisamos dos municípios para isso”, reforçou Cecília.

Na oportunidade, o prefeito de Ubaíra, Lucio Monteiro, agradeceu o apoio dado pelo Sebrae para que o município, fortemente afetado pelas enchentes que atingiram a Bahia em dezembro de 2021, possa empreender para começar de novo.  “Essa participação no Cidade Empreendedora vai facilitar para formarmos essa nova visão de recomeço para a reconstrução da nossa cidade”, diz confiante.

Já o prefeito de Morpará, Sirley Barreto, relembrou que a oferta de capacitações do Sebrae para apicultores, há alguns anos, ajudou a evitar o êxodo rural na cidade. Hoje, Morpará tem presença no cenário nacional, é o 12º produtor de mel da Bahia e o segundo território, com aproximadamente 100 toneladas de produção. “Através disso tivemos outros avanços e sei que a gente vai conseguir avançar muito mais com o Cidade Empreendedora”, finalizou.

Programa

O programa Cidade Empreendedora tem por objetivo engajar a gestão pública e as lideranças locais para gerar melhoria no ambiente de negócios, promovendo políticas públicas que beneficiem as pequenas empresas e contribuam para o desenvolvimento econômico local, por meio de 5 eixos: Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras públicas, Gestão municipal e Inovação e sustentabilidade.

Desde o início do programa em 2018, já foram atendidas 200 cidades, mais de 4 mil gestores públicos capacitados e mais de 30 mil horas de consultoria gratuita para as prefeituras participantes. Para o ciclo de 2022, mais 64 cidades foram escolhidas para o programa pela sua importância para a região que é atendida por cada uma das 10 unidades regionais onde o Sebrae atua na Bahia.

Confira os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora ciclo 2022:

Regional Salvador

Acajutiba, Aramari, Conde, Crisópolis, Itanagra e São Francisco do Conde

Regional Barreiras

Carinhanha, Coribe, Jaborandi, Morpará, Riacho de Santana e Serra Dourada

Regional Feira de Santana

Araci, Barrocas, Candeal, Irará, Queimadas, Retirolândia, Serra Preta e Tanquinho

Regional Ilhéus

Almadina, Itapitanga, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, Ubaitaba e Una

Regional Jacobina

Andorinha, Itiúba, Mirangaba, Pindobaçu, Piritiba e Ourolândia

Regional Juazeiro

Abaré, Canudos, Curaçá, Paulo Afonso, Remanso e Uauá

Regional Santo Antonio de Jesus

Cabaceiras do Paraguaçu, Ituberá, Jaguaripe, Jiquiriçá, Muritiba, Taperoá e Ubaíra

Regional Irecê

Andaraí, Botuporã, Canarana, Ibicoara, João Dourado, Jussara e São Gabriel

Regional Teixeira de Freitas

Alcobaça, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda

Regional de Vitória da Conquista

Anagé, Caatiba, Caetité, Palmas do Monte Alto, Tanhaçu e Ubatã

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade