Feira de Santana

Preço do asfalto dispara e pode prejudicar recapeamento de ruas em Feira

Fornecedores já encontram dificuldade para adquirir o produto.

26/02/2022 às 09h53, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Devido a alta do dólar, o preço do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) disparou e o seu fornecimento está prestes a ser interrompido em Feira de Santana.

Diante dessa dificuldade imposta após o ataque da Rússia contra a Ucrânia, os serviços de pavimentação no município também podem ser afetados. É o que prevê o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey.

"Tivemos informações dos fornecedores de que houve interrupção no fornecimento do asfalto. Hoje (25) estávamos no risco real de não ter o material para as operações de tapa buraco e recapeamento de vias", afirma destacando que a elevação do barril chegou ao pico de 100 dólares na quinta-feira.

João Vianey observa ainda que o aumento no preço do diesel pode comprometer também o abastecimento dos veículos que compõem a frota da SOMA. Existe consumo elevado do combustível sobretudo nas operações rurais.

"O momento atual exige atenção. O poder público municipal já está avaliando os possíveis impactos na alta do dólar para elaborar um planejamento de atuação daqui pra frente", assegura.

O superintendente da SOMA destaca que a aquisição do material ocorre por licitação e está em curso um novo processo licitatório, que é feito anualmente. Ele é baseado nos preços do SINAP (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

"Existe um contrato vigente, temos o fornecimento acontecendo, mas todo mercado fica refém das refinarias fornecerem o CAP. Dependemos do andamento dessa situação para saber como o mercado vai se comportar e como iremos atuar daqui pra frente", afirmou João Vianey. 

Com informações da Secom

´ Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade