Política

Politicos lamentam morte do ex-deputado Haroldo Lima

Dirigente do PCdoB tinha 81 anos.

24/03/2021 às 09h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Políticos brasileiros lamentaram nesta quarta-feira (24) a morte do ex-deputado federal e dirigente histórico do PCdoB, Haroldo Lima. Ele tinha 81 anos e faleceu por complicações da Covid-19 em Salvador.

Rui Costa, governador da Bahia

“Muito triste pelo falecimento de Haroldo Lima, liderança histórica do PCdoB que dedicou sua vida à luta pela democracia e por uma sociedade mais justa na Bahia e no Brasil. Infelizmente, é mais uma vítima da Covid-19 em nosso país. Tive o privilégio de participar do convívio do ex-deputado e, neste momento de dor, quero mandar meu abraço aos seus familiares, amigos e também para toda a militância do PCdoB, que continuará tendo Haroldo como uma grande referência. Que Deus conforte a todos.”

Jaques Wagner, senador

“Com profunda tristeza recebi a notícia da morte do meu amigo e companheiro Haroldo Lima. Grande referência da esquerda e principais lideranças do Brasil, Haroldo enfrentou a ditadura militar e tem uma vida dedicada à luta contra as desigualdades sociais e injustiças no nosso País. Para mim, foi uma grande honra o convívio com esse gigante, que me ensinou muito sobre amizade, democracia e liberdade. Mais uma vítima da #Covid19, que segue provocando tanta dor aos brasileiros. Haroldo Lima, presente!”

Olívia Santana, deputada estadual

“A dor é tanta que nem cabe no peito. Perdemos um dos nossos imprescindíveis, um coração verdadeiramente socialista parou de bater, diante da barbárie da #covid_19, que se alastra no Brasil, consumindo a vida de milhares de brasileiros. Até quando vamos suportar isso? Meu abraço afetuoso para Solange, sua esposa, e para familiares e amigos, que sofrem com essa terrível perda. Siga em paz, meu bom e amado amigo.”

Davidson Magalhães, presidente estadual do PCdoB

“Recebo a gélida e sufocante notícia que meus olhos resistem a ler e os meus sentimentos a decodificar: perdemos Haroldo Lima. Deixa de bater um dos corações mais generosos, íntegro, entusiasmado e combativo, que convivi nestes meus 41 anos de militância política.

A última vez que ouvi sua voz, dia 08/03, foi me solicitando alguém para conduzí-lo ao hospital. Não mais aquela voz contundente dos discursos, porém rouca e abatida. É muito duro e sofrido, na condição de amigo, admirador, companheiro e presidente do PCdoB da Bahia, que é a sua cara e alma, ter que a partir de agora conviver com o vácuo da sua ausência.”

Daniel Almeida, deputado federal

“Com imensa consternação, lamento o falecimento de Haroldo Lima, grande companheiro, ex-deputado federal e militante histórico do Partido Comunista do Brasil. Engenheiro de formação, Haroldo foi figura fundamental na luta contra a ditadura militar, sobrevivendo à Chacina da Lapa em São Paulo, onde morreram outros militantes do PCdoB, à época na ilegalidade. Chegou a ser torturado e preso em Salvador, e ainda assim permaneceu em diversas frentes de lutas, a favor de pautas de interesse social, da liberdade, da democracia, até o último dia da sua vida.” (Com informações do site Bahia.Ba)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade