Política

TRE proíbe Beto Carrero World de fazer propagandas de cunho eleitoral

Pena é de multa de R$ 100 mil por publicação.

28/10/2022 às 10h07, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Beto Carrero World

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina proibiu o parque Beto Carrero World de realizar propagandas de cunho eleitoral, sob pena de multa de R$ 100 mil por publicação. Além disso, a empresa deverá retirar qualquer propaganda eleitoral ou partidária que esteja exposta em suas redes sociais ou em seu site.

A determinação do TRE se deu após uma representação do PSOL. O partido foi motivado por uma postagem do parque em suas redes sociais que anunciava uma “promoção” para apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República. Em tom irônico, a propaganda concedia, apenas para o próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições, desconto no ingresso de pessoas vestidas de vermelho (cor característica do PT). No entanto, essas pessoas deveriam entrar no parque antes das 8h e sair depois das 17h, o que, na prática, as impediria de votar.

“Passaporte para todos [com destaque para as letras P e T]. Essa é para quem não gosta de verde e amarelo. Vinte e cinco por cento off para quem vier de vermelho. Só para quem entrar antes das 8h e sair depois das 17h. Somente domingo, 30/10”, dizia o anúncio. A repercussão nas redes sociais foi grande e negativa entre apoiadores de Lula.

O juiz Sebastião Muniz entendeu que a estratégia da empresa consistia “em nítida tentativa de afastar o eleitor do processo eleitoral, assim incentivando a abstenção”. Havia ainda uma outra promoção, voltada a pessoas vestidas de verde e amarelo, cores identificadas com a campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Nesse caso, a promoção teria duração até segunda-feira (31).

“O objetivo da presente representação, portanto, não é só a retirada das propagandas em questão, mas também a imediata suspensão de toda e qualquer promoção ou benefício que vise o eleitor a eventual abstenção eleitoral ou que crie qualquer tipo de distinção de eleitores de um candidato ao de outro candidato”, determinou o juiz.

Outro lado


Após a polêmica gerada pelas divulgações, o Beto Carrero World divulgou nota em suas redes sociais. O parque afirmou não ter passado de uma “piada” e acrescentou que o estabelecimento sequer abre antes das 8h e não controla o tempo de permanência dos visitantes.

“Galera, cadê o bom humor? Muita gente não entendeu a piada, não abrimos o parque antes das 8h ou controlamos o horário de entrada e saída. Todos são muito bem-vindos aqui, independente do horário ou da cor da camisa”, disse o parque, na nota. “O Beto Carrero World vem pedir desculpas publicamente pelo mal-entendido. Antes ou depois de vir se divertir vá exercer o seu direito de votar. Pense no futuro do Brasil”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Reunião do Partido Liberal PL

Política

Capitão Alden desiste da candidatura à prefeitura de Feira de Santana e anuncia apoio a José Ronaldo

Em relação ao apoio a José Ronaldo, Capitão Alden declarou que entregou em torno de 30 compromissos partidários para serem...

18/04/2024 às 20h27

ALBA

Política

Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA; colegiado irá analisar o caso Binho Galinha

A decisão foi tomada após reunião entre o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), com os membros do colegiado.

17/04/2024 às 18h51

José Ronaldo de Carvalho

Eleições 2024

"O diálogo vai vencer mais uma vez, não tenho inimigos na política", declara José Ronaldo durante lançamento de pré-candidatura

O evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

16/04/2024 às 22h33

José Ronaldo

Pré-candidatura

“Enquanto o outro candidato se cerca de influências externas, nossa campanha se constrói ao lado do público” alfineta José Ronaldo

José Ronaldo aproveitou ainda para enfatizar, em discurso, que o momento político não é renovação, mas uma oportunidade para se...

16/04/2024 às 19h04

Deputada Estadual

Eleições 2024

"Ele continua combativo e aguerrido" diz Lídice da Mata em relação a Zé Neto (PT)

A deputada reafirmou o apoio do PSB a candidatura de seu colega na Câmara Alta.

14/04/2024 às 17h38

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

Zé Neto vai liderar as transformações que Feira precisa na parceria com Lula e Jerônimo, afirma deputado Robinson

Deputado federal petista teve sua pré-candidatura a prefeito oficializada em evento concorrido em Feira de Santana neste domingo.

14/04/2024 às 17h28

image

Rádio acorda cidade