Feira de Santana

Policiamento é reforçado no bairros e no centro da cidade neste final de ano

De acordo com o comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Luziel Andrade, a previsão é de quase 100 mil pessoas a mais em Feira de Santana nesse período.

17/12/2018 às 11h20, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O policiamento no centro comercial de Feira de Santana será reforçado neste final de ano, devido as compras de Natal e Ano Novo, quando o movimento de consumidores costuma a aumentar. De acordo com o comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Luziel Andrade, a previsão é de quase 100 mil pessoas a mais em Feira de Santana nesse período e por isso o policiamento terá um reforço, através do 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

“Temos essa preocupação para o final do ano e esse ano temos algo a mais ao nosso favor, que é o fato do Beic. O Batalhão está formando uma quantidade muito boa de alunos e cedemos esses alunos para estágio. Inclusive no fim de semana que passou nós já tivemos a utilização desses alunos. Além disso, estamos agregando mais uma base móvel que recebemos do comandante geral e vamos aplicar no policiamento do comércio”, informou.

Policiamento nos bairros

Segundo o coronel Luziel Andrade, nos bairros o policiamento também será reforçado, através de operações. Ele informou ao Acorda Cidade que a polícia está fazendo um trabalho de mapeamento da mancha criminal e nos lugares de maior incidência será aplicado um maior efetivo.

“Feira de Santana tem uma situação atípica. Tem períodos que os índices maiores de ocorrências criminais ocorrem em dias de segunda, mas quando a polícia começa a atuar mais intensamente naquele dia, a incidência de crimes muda para outro dia da semana. A gente vem fazendo esse mapeamento e estamos acompanhando o movimento das manchas criminais”, afirmou.

Segundo ele, no primeiro semestre os locais em Feira de Santana onde registraram maior número de assaltos é o bairro Tomba e também o conjunto Viveiros.

Importância do registro da queixa

Muitas pessoas não fazem o registro da queixa após ocorrências de assalto. Mas o comandante do CPRL destaca que é de grande importância que a população preste queixa após a ocorrência de assaltos.

“A grande importância é porque quando se registra a queixa, mesmo que não saiba quem é o elemento, mas passa as características dele, provavelmente a polícia vai ter uma identificação, através do modo de agir dele. Quando ocorre a prisão e não tem nenhuma ocorrência, o elemento não fica preso e não responde pelo ato. O bom é que as pessoas prestem a queixa, pois assim vai acumulando o número de ocorrências e uma hora o elemento vai cai na mão da polícia”, afirmou.

Dicas de segurança

Nesse período em que o movimento no centro da cidade aumenta muito, a polícia recomenda alguns cuidados que as pessoas devem ter. “Não é recomendado andar com muito dinheiro. As mulheres devem colocar a bolsa na frente e não do lado ou atrás. É bom também andar sempre acompanhando, especialmente os idosos. Não colocar o celular no bolso de trás e também manter a bolsa sempre fechada. É um período que os bandidos diversificam muito a forma de agir e temos que tomar cuidado”, orientou.

Pontos críticos

O major Claudio Garcia, comandante da 64ª CIPM, falou sobre os pontos mais críticos no centro da cidade. Segundo ele, existe um planejamento já estruturado com vistas a reforçar bastante o policiamento nas ruas de maior circulação de pessoas.

“A parte próximo ao transbordo central e ao Centro de Abastecimento é onde a gente tem notado o aumento do índice de assaltos, considerados então pontos críticos. Mas a polícia está trabalhando e é importante que as pessoas sempre andem atentas com quem está a volta e se perceber alguma movimentação estranha, chamar a polícia. É importante também evitar utilizar o celular de forma distraída”, observou.

Major Claudio Garcia destacou durante entrevista ao Acorda Cidade que o policiamento no centro da cidade será reforçado em mais do dobro do efetivo normal e que vai aumentar especialmente o número de policiais a pé.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade