Polícia

PF deflagra operação contra fraudes em contratações públicas em Nova Soure

Denúncia envolve aquisição de testes de detecção do Coronavírus e direcionadas em favor de uma única empresa.

16/08/2022 às 10h12, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a “Operação Ajuste”, com o objetivo de desarticular esquema de fraude em dispensas de licitação promovidas pelo município de Nova Soure, todas destinadas à aquisição de testes de detecção do Coronavírus e direcionadas em favor de uma única empresa.

A investigação detectou, até o momento, que a Prefeitura de Nova Soure utilizou-se de procedimentos ilegais, a partir de cotações apresentadas por empresas vinculadas entre si e em suposto conluio, com o fim de viabilizar a aquisição de 2.550 testes rápidos por um total de R$ 203.355,00, no ano de 2020.

As investigações contam com fiscalização da Controladoria Geral da União – CGU que aponta alterações do quadro societário das empresas envolvidas dando contornos de grupo comercial, além de irregularidades formais nos procedimentos de dispensa investigados. Na data de hoje, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Lauro de Freitas e Nova Soure, todos expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Alagoinhas.

Os investigados podem responder pelo crime de dispensa ilegal de licitação (art. 89 da Lei 8.666/93).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade