Feira de Santana

Maioria de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes chega à delegacia através de escolas

Neste ano de 2022, de janeiro a abril, foram registradas na delegacia 60 ocorrências que dizem respeito a todo tipo de crime sexual cometido contra menores.

18/05/2022 às 17h43, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, muitas ações são realizadas pelos órgãos públicos, de proteção e instituições sociais com o objetivo de chamar atenção para o tema. Em Feira de Santana, uma caminhada foi realizada no centro da cidade com a participação de vários setores e também neste dia, a Polícia Civil reforça o quanto é importante denunciar casos do tipo e que a sociedade atue de forma a zelar pelas crianças e adolescentes. A delegada Danielle Matias, titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e também responsável pela Derca, apresentou dados sobre o assunto em Feira de Santana.

Ela informou ao Acorda Cidade que neste ano de 2022, de janeiro a abril, foram registradas na delegacia 60 ocorrências que dizem respeito a todo tipo de crime sexual cometido contra menores.

“Esse número vai incluir qualquer tipo de abuso que pode ser exploração sexual, estupro, estupro de vulnerável e vários outros crimes tidos como crimes sexuais e no entanto sempre tendo as vítimas menores, ou crianças ou adolescentes”, explicou.

De acordo com ela, desde 2021 com a pandemia de covid-19 mais controlada e o retorno de atividades escolares, foi possível perceber que houve um aumento das denúncias. Ela relatou que a maioria das denúncias chega à polícia através das escolas por se trararem de um ambiente onde muitas crianças se sentem seguras a falarem.

Danielle comentou que os abusadores tem um perfil de serem pessoas de confiança das famílias e das crianças e adolescentes e geralmente não manifestam qualquer tipo de suspeita. São pessoas próximas que frequentam a casa da família e tem acesso fácil às vítimas.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“É um abuso que a gente chama de intrafamiliar e muitas vezes acontece dentro de casa. Na pandemia tivemos crianças em casa e até vivendo muito próximas aos abusadores e para chegar à delegacia era bastante difícil. Então quando elas começaram a sair mais, a pandemia aliviar e o retorno das aulas, a gente recebeu uma enxurrada de ocorrências referentes a abuso sexual. A maioria chega através das escolas, e também por meio de ofícios, denúncias anônimas, através do Disk 100 e do Centro Integrado de Comunicação (Cicom)”, relatou.

A delegada também afirmou que o perfil das vítimas é em sua maioria do sexo feminino quando se trata principalmente em casos onde há o toque e a presença física. Em situações de abuso que ocorrem pela internet, segundo ela, não há um perfil de vítimas específico e ocorre tanto com meninos como meninas. No caso de abusos com meninos que existe o toque físico, ela contou que estes chegam com menos frequência à delegacia, muitas vezes não porque deixam de existir, mas as denúncias deixam de ser feitas até por questões culturais.

Danielle Matias explicou que uma vez que o abuso sexual ou crime de exploração sexual é constatado, a polícia inicia a investigação e vítima passa por três tipos de encaminhamentos.

“Encaminhamento para ser ouvida na escuta especializada, para o exame pericial junto ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e sai com o encaminhamento para o acompanhamento psicológico que é importantíssimo para esse tipo de crime, isso tudo concomitante com a investigação”, pontuou.

Ela comentou também sobre a diferença entre abuso sexual e exploração sexual.

“Abuso sexual é tido de forma ampla, é qualquer tipo de crime sexual e não existe na lei o crime abuso sexual, existe o estupro, estupro de vulnerável, a importunação sexual, o aliciamento de crianças por qualquer meio de internet. A exploração sexual é um tipo penal, um crime que também abarca o abuso sexual e o abuso sexual é uma expressão que a gente usa de forma ampla para poder falar de crimes sexuais e não está tipificado. Não existe um crime que o nome seja abuso sexual. A exploração sexual que tem a ver com a questão de lucro, de dar algo em troca ao menor para que, por exemplo possa se prostituir, ter uma relação, dinheiro, ou qualquer outra coisa que venha favorecer a relação”, acrescentou.

A delegada alertou a sociedade para que não se omita em denunciar os crimes sexuais que envolvem crianças e adolescentes e que em virtude dos abusadores serem pessoas de ‘confiança’, de convívio no seio familiar, nunca se pode perder essas crianças e adolescentes de vista, independente de qualquer nível de confiança.

Leia também: Maio Laranja: Prefeitura realiza caminhada em combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Primeira apreensão de maconha líquida em Feira

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Ainda segundo informações fornecidas à polícia pelo homem conduzido, a maconha líquida é uma droga muito consumida, utilizada nas festas,...

25/04/2024 às 17h24

PM resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola

Polícia

PM resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola em Ilhéus

Os PMs realizavam policiamento na localidade conhecida como Rua do Mosquito, quando avistaram quatro vítimas, uma delas um bebê, que...

25/04/2024 às 16h30

Operação em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

PF deflagra operação contra desvios de verbas de secretaria de Conquista em 1° ano da pandemia

A polícia informou que a denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria de Vitória da Conquista, quando tomou conhecimento...

25/04/2024 às 15h36

Joalheria VIVARA

Polícia

Joalheria Vivara é assaltada no Shopping Paralela

Homens utilizaram o armas de fogo para render funcionárias e praticar o delito. Eles levaram relógios, além de outras peças...

25/04/2024 às 13h43

Perseguição Policial

Bahia

Homem morre após perseguição policial na cidade de Eunápolis

O homem que foi atingido pelos disparos, foi socorrido par ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

25/04/2024 às 12h40

Polícia Federal

Polícia

Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista

As investigações apontaram que os processos licitatórios com indícios de fraude totalizavam R$ 2.030.000,00.

25/04/2024 às 08h57

image

Rádio acorda cidade