Polícia

Defesa pede relaxamento da prisão de autor do atropelamento que matou 3 jovens em Jaíba

O caso foi distribuído para a Vara do Júri. No entanto, deveria ter sido despachado para a Vara de Tóxicos e Acidentes de Veículos.

08/08/2022 às 16h01, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

Há nove dias preso no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, em Feira de Santana, o acusado de atropelar cinco jovens no dia 31 de julho, na BA-503 (Estrada de Jaíba), sendo três das vítimas fatais, pode ser posto em liberdade, sem que tenha passado por uma audiência de custódia.

De acordo com o advogado do jovem, Joari Wagner, o acusado foi autuado em flagrante delito por lesão e homicídio culposo, na direção de veículo automotor. O caso foi distribuído para a Vara do Júri. No entanto, deveria ter sido despachado para a Vara de Tóxicos e Acidentes de Veículos, e até o momento não houve nenhuma deliberação sobre a prisão ou a soltura do custodiado.

“Foi feito o pedido de relaxamento da prisão, porque já tem alguns dias que foi feita a prisão em flagrante e, até o momento, ele não foi submetido a nenhuma audiência de custódia e não há também decisão judicial referente à conversão em prisão preventiva ou concessão de liberdade provisória, até mesmo relaxamento de prisão, se for o caso. Então estamos aqui sem nenhuma decisão judicial nem audiência de custódia, conforme determina a legislação”, afirmou o advogado de defesa.

Segundo Joari Wagner, o caso já chegou às mãos da juíza responsável pela Vara do Júri, porém não houve despacho, e o que se discute é a necessidade de uma deliberação judicial para ver se realmente é caso de prisão preventiva.

Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade | Advogado de Defesa Joari Wagner

“Na opinião da defesa, não cabe (a prisão preventiva), notadamente por se tratar de um crime culposo, em tese, e já deveria ter sido decidida a questão da liberdade do cidadão. O que não pode é não haver deliberação da autoridade judiciária sobre esta prisão em flagrante, que foi feita há nove dias”, observou.

Relembre o caso

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Três pessoas morreram na noite do dia 31 de julho, em um acidente envolvendo duas motocicletas e um carro na BA-503, Estrada de Jaíba, em Feira de Santana.

Segundo a polícia, as vítimas fatais foram Wiliane Azevedo de Jesus, 16 anos, o irmão dela, Ronald Soares dos Santos, de 7 anos, e o namorado da jovem Rafael dos Santos Gonçalves, de 17.

Os sobreviventes, que ficaram feridos, foram identificados como Caillane de Azevedo e Nadson Costa de Jesus, os quais foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O condutor do veículo foi apresentado no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho. Ele é açougueiro, morador de Coração de Maria e conduzia um veículo Fiat Strada.  

Inquérito em conclusão

Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

De acordo com o delegado Fabrício Linard, responsável pela 2ª Delegacia Territorial, o prazo para conclusão do inquérito policial acerca do atropelamento foi relativamente curto, porém todas as diligências necessárias já foram realizadas, restando somente a chegada dos laudos de necropsia das vítimas fatais e o resultado da perícia técnica do local do crime.

“Ouvimos as vítimas sobreviventes, testemunhas que estiveram no local do acidente, incluindo as que prestaram socorro às vítimas, fizemos um levantamento no domingo mesmo, na Cidade de Coração de Maria dos lugares por onde o acusado andou e o que fez por lá até o momento em que ele cruzou com as vítimas. Esclarecemos que ele esteve em três bares na cidade de Coração de Maria até chegar em Feira, e para concluir nossas investigações, estamos no aguardo apenas e já oficiamos nosso Departamento de Polícia Técnica para ver se até amanhã nos fornece o laudo pericial do local, que é um documento de suma importância para ver se há um novo elemento que possa contribuir para o acidente ter ocorrido e os laudos de necropsias das vítimas”, informou o delagado.

Ainda conforme Fábricio Linard, após o comunicado do flagrante, cabe à Justiça analisar os elementos para verificar se está dentro da lei, decidir pela homologação do flagrante, e em sequência decidir o que na prática se faz em audiência de custódia, que é a manutenção do flagrante do preso, ou se concede a liberdade provisória com algumas medidas cautelares, como não dirigir, não sair de casa, viajar em comunicar o juízo, ou se converte a prisão em preventiva.

“Essa comunicação foi feita desde a semana passada e estive alimentando esse processo no Judiciário com as peças que adquirimos, para subsidiar melhor a autoridade judicial do caso de apreciação dessa prisão, porque já entendemos que seja interessante a manutenção da prisão dele. Aguardamos apenas para relatar esse inquérito a chegada desses laudos, e mesmo que não chegue, por conta do prazo teremos que enviar, mas aguardamos ainda uma decisão da Justiça e até o momento ele não foi submetido a uma audiência de custódia”, relatou.

A reportagem do Acorda Cidade está em contato com a Vara do Júri para buscar mais esclarecimentos a respeito do despacho.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Leia também:

Sobreviventes do acidente que matou três jovens na estrada de Jaíba prestam depoimento

Moradores do distrito de Jaíba fazem manifestação contra constantes acidentes na região

Familiares de jovens atropelados da Estrada de Jaíba fazem protesto no Complexo do bairro Sobradinho

Jovens vítimas de atropelamento na estrada de Jaíba são sepultados

3 pessoas morrem em acidente na Estrada de Jaíba; entre as vítimas uma criança

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguma coisa não tá batendo certo aí….
    3 menores morreram no acidente…. Quem estava pilotando? O namorado né? Não eram nem para estar lá de início….

  2. Existe cada tipo de notícia que é revoltante . Eu não conheçia as vítimas, mas me parte o coração ler e saber que existe alguém que se dedica estudar pra livrar esse tipo de ser humano. Gente! imagine as famílias daquele pessoal, aquelas mães. pelo amor de Deus, é um verdadeiro absurdo.

  3. A IMPUNIDADE É MUITO GRANDE 3 VIDAS SE FORAM A DOR DA FAMILHA É MUITO GRANDE TEM QUE TER LEIS DURAS É POR ISSO QUE NÃO PARA DE ACONTECER NINGUEM FICA PRESO NESSE PAIS

Mais Notícias

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Primeira apreensão de maconha líquida em Feira

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Ainda segundo informações fornecidas à polícia pelo homem conduzido, a maconha líquida é uma droga muito consumida, utilizada nas festas,...

25/04/2024 às 17h24

PM resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola

Polícia

PM resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola em Ilhéus

Os PMs realizavam policiamento na localidade conhecida como Rua do Mosquito, quando avistaram quatro vítimas, uma delas um bebê, que...

25/04/2024 às 16h30

Operação em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

PF deflagra operação contra desvios de verbas de secretaria de Conquista em 1° ano da pandemia

A polícia informou que a denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria de Vitória da Conquista, quando tomou conhecimento...

25/04/2024 às 15h36

Joalheria VIVARA

Polícia

Joalheria Vivara é assaltada no Shopping Paralela

Homens utilizaram o armas de fogo para render funcionárias e praticar o delito. Eles levaram relógios, além de outras peças...

25/04/2024 às 13h43

Perseguição Policial

Bahia

Homem morre após perseguição policial na cidade de Eunápolis

O homem que foi atingido pelos disparos, foi socorrido par ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

25/04/2024 às 12h40

Polícia Federal

Polícia

Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista

As investigações apontaram que os processos licitatórios com indícios de fraude totalizavam R$ 2.030.000,00.

25/04/2024 às 08h57

image

Rádio acorda cidade