Podcast

Conheça Kim Villanelle, a 1ª mulher trans da PMBA

Ela conta como ingressou na PMBA e sobre a primeira vez que vestiu a farda usando maquiagem e autorizada a deixar o cabelo crescer.

17/10/2022 às 06h32, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

kim Villanelle
Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Feira de Santana, criada no bairro Queimadinha e estudante do curso de Direito da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), a soldado PM Kim Villanelle entrou para a história da segurança pública do estado, como a primeira mulher trans da Polícia Militar da Bahia.

Desde criança enfrentou o preconceito e escondia seu sofrimento dos pais para não preocupá-los. Seu lar era seu refúgio e sempre teve a compreensão dos seus familiares. “O que importava para meus pais é que eu tirasse boas notas e escolhesse sempre o lado do bem”, disse.

Incentivada por amigos, e já tendo passado pela transição de gênero, Kim, que trabalhava como agente comunitária de seu bairro, fez o concurso da Polícia Militar em 2012 e foi convocada em 2014. Atualmente, ela é lotada na 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e ama o que faz: “Me acho uma super policial”, declarou.

Neste episódio o podcast do Acorda Cidade, o Escuto Cá Entre Nós, conta como foi a recepção de Kim Villanelle na corporação e quando ela passou a usar o nome civil, bem como é a sua atuação na polícia. A policial também fala de sua vida pessoal, e relembra como foi a primeira vez que vestiu a farda da PM usando maquiagem e autorizada a deixar o cabelo crescer.

Ouça o podcast no player abaixo. O Escuto Cá Ente Nós também está no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram  e no Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. parabenizo a gloritosa policia mlitar da bahia pelo exemplo de inclusão, cidadania e humanismo. parabens à soldado Kim pela coragem, força e dignidade. Toda familia PM Ba receba meu abraço! tenho orgulho de ser baiana!

  2. Kim é sinônimo de perseverança, de amor a si, uma energia contagiante! Um exemplo de pessoa ímpar, que independente de sua orientação sexual, o seu brilho é superior ao lugar que ocupa na sociedade. A sua posição profissional, credibiliza ainda mais, e decai a crença que militar tem que apresentar-se de forma ignorada ou até machista! Sucesso para ti Kim!

  3. Estive recentemente na 64ª CIPM para entregar uns panfletos de nossa empresa na unidade e fui bem recebido pela policial Kim, muito receptiva e comunicativa. Independente de gênero que a Segurança Pública sempre preze pelo bom atendimento a sociedade, assim como a Kim presta! Parabéns Sd. um exemplo a ser seguido.

  4. Quero dizer do orgulho que eu tenho da Kim como pessoa e como profissional, sempre muito guerreira… conheço ela a muitos anos e sei do seu profissionalismo e personalidade fortes! Um forte abraço minha amiga e desejo a você todo sucesso do mundo! Sucesso!

  5. Que mostre equilíbrio, honradez e respeito a legislação no uso da farda, características cada vez mais raras na PMBA de um anos pra cá.

Mais Notícias

Cantora Gabi Maraes

Podcast

Gabi Moraes: conheça a advogada e cantora feirense que compõe a partir de experiências do cotidiano

Gabi Moraes conta além da sua história, a experiência de participar do maior carnaval fora de época do Brasil, a...

25/03/2024 às 11h22

Jairo Carneiro Filho

Micareta de Feira 2024

Mudanças, programação diurna e espaço para crianças e pets: secretário lista novidades para a Micareta de Feira 2024

Jairo Carneiro Filho falou sobre as principais novidades do evento momesco que será realizado nos dias 18 a 21 de...

22/03/2024 às 17h50

Influenciadora Hendyohara

Podcast

Maternidade solo e mudança de vida com mais de 2 milhões de seguidores: conheça a influenciadora Hendyohara, de Feira de Santana

Hendy contou como decidiu vencer a timidez e aparecer na internet e assim usar as suas habilidades com vídeo e...

18/03/2024 às 22h14

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Di e lalis

Podcast

Di e Lalis: influenciadoras de Feira de Santana ganham destaque nacional por conteúdos autênticos e engraçados nas redes sociais

Tudo começou de maneira discreta, com postagens que revelavam o dia a dia carismático da querida Di com sua patroa....

26/02/2024 às 08h45

Pró-reitora da PROPAAE da Uefs, Sandra Nívea Soares

Podcast

O que é heteroidentificação? Professora da Uefs explica

Para falar sobre o tema, conversamos com Sandra Nívea, que atua na Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae)...

19/02/2024 às 08h19

image

Rádio acorda cidade