Feira de Santana

Pipa na rede elétrica provocou curto-circuito em fiação de rua em Feira de Santana, informa Coelba

A Coelba informou que os técnicos da Coelba atuaram rapidamente e os 105 consumidores que tiveram o serviço interrompido foram normalizados às 22h26.

20/08/2020 às 11h09, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Por meio de nota a Coelba informou nesta quarta-feira (20), que o curto-circuito de grande proporção que assustou os moradores Rua da Concórdia, em Feira de Santana, na noite de quarta-feira (19), foi provocado por uma pipa enroscada na rede elétrica. Para proteger o filho de três anos, uma mulher que estava no primeiro andar de uma residência chegou a jogá-lo nos braços da tia (saiba mais aqui).

A empresa informou que os técnicos da Coelba atuaram rapidamente e os 105 consumidores que tiveram o serviço interrompido foram normalizados às 22h26.

Na nota, a Coelba alerta sobre os riscos de empinar pipas próximo da rede elétrica. Além de prejudicar o fornecimento de energia, pode colocar a vida de pessoas em risco. No mês de julho a concessionária registrou um aumento de 50% no número de ocorrências em relação ao ano passado.

Bairro SIM

Segundo a empresa, no dia 10 de julho, cerca de 18 mil clientes ficaram sem energia no bairro SIM por quase três horas, após o rompimento de um cabo provocado por uma pipa que ficou enroscada na fiação.

O risco de empinar pipas próximo da rede elétrica é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor de energia por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. Ao tocar na fiação, a linha da pipa pode ser energizada e provocar o choque elétrico.

As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive o rompimento de cabos, como ocorreu no bairro SIM.

A Coelba adverte que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da concessionária de energia estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A orientação é para que a população entre em contato com a Coelba através do telefone 116 (a ligação é gratuita).

A empresa dá dicas para soltar pipas com segurança:

• Não soltar pipas/arraias perto da rede elétrica. A linha pode conduzir a energia e provocar queimaduras.

• Escolha lugares abertos e espaços livres, como praias, campo de futebol, praças e parques.

• Se a pipa enroscar nos fios, não tente retirar.

• Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade.

• Os “temperos” das linhas, feitos com vidro moído, também são extremamente perigosos, pois podem cortar os fios elétricos.

• Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos.

Leia também:
Curto-circuito na rede elétrica assusta moradores; desesperada mãe joga filho do primeiro andar nos braços da tia

Criança em Feira de Santana leva 15 pontos no pescoço após ser atingida por linha de pipa


Ocorrências com pipas na rede elétrica aumentam 80% e Coelba reforça orientações de segurança

Mototaxista explica cuidados para evitar acidentes com linha de cerol

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade