Saúde

Pilates pode melhorar função pulmonar em mulheres idosas

Atividades simples como subir escadas pode ser muito difícil para esses indivíduos.

21/12/2018 às 09h57, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O funcionamento do organismo, bem como os tecidos e órgãos, sofre grande impacto com o avanço da idade. Um dos problemas observados em pessoas idosas é a diminuição da musculatura respiratória. Apesar disso, o condicionamento físico e a função pulmonar podem melhorar com a prática de pilates e o treinamento muscular inspiratório. É o que indica uma pesquisa brasileira publicada no jornal científico Clinics.

O estudo avaliou a influência do treinamento muscular inspiratório combinado ao método pilates na função pulmonar em mulheres idosas. Para tanto, foram avaliados espirometria, manovacuometria, teste de caminhada de seis minutos, teste de curvatura abdominal e variáveis pulmonares antes e depois de 20 sessões de intervenção.

De acordo com o estudo, a pressão inspiratória máxima (PImáx), responsável pela força dos músculos inspiratórios, teve ganhos significativos com a prática de pilates, assim como a pressão expiratória máxima (PEmáx), da força abdominal, das funções neuromusculares e da condição aeróbica.

Subir uma escada ou varrer o chão podem ser atividades extremamente difíceis para uma pessoa idosa. Por causa da menor capacidade respiratória e pulmonar, essas pessoas passam a sentir fadiga. Em idosos, o pulmão realiza a atividade de se expandir na inspiração, mas não volta ao normal na expiração, dificultando a saída do ar. “Uma expiração efetiva é essencial para eliminar o CO2, para fazer as trocas gasosas e para melhorar a ventilação e a oxigenação dos tecidos, fatores essenciais para um envelhecimento saudável”, diz a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, em artigo publicado no site da especialista sobre o assunto.

Embora o pilates possa ser praticado por pessoas em diferentes idades, os idosos e as gestantes precisam de um acompanhamento mais individualizado. Nesse caso, o recomendado é que eles sejam acompanhados por uma pessoa formada em uma faculdade de fisioterapia, para saber qual método é o mais indicado.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade