Bahia

Pesquisadores desenvolvem questionário de investigação sobre terremotos no recôncavo baiano

Os tremores foram registrados em algumas cidades da Bahia.

13/10/2020 às 15h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Maylla Nunes 

Nos últimos meses terremotos foram registrados em algumas cidades do Recôncavo Baiano. Com magnitude entre 1.8 e 4.2, Amargosa, São Miguel das Matas e Matuípe tiveram um impacto expressivo e assustaram os moradores da região.

Com o objetivo de buscar informações sobre o fenômeno, o professor e pesquisador Carlos Uchôa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a estudante Luciana Matos, desenvolveram um questionário buscando alternativas para contribuir com as investigações que estão sendo realizadas sobre os tremores. 

Foto: Arquivo Pessoal 

De acordo com professor Carlos Uchôa, este material visa calcular os danos e o impactos causados pelo fenômeno. 

“Estamos desenvolvendo uma pesquisa que permite distribuir melhor a visão da intensidade dos terremotos que ocorreram no dia 30 de agosto de 2020, atingindo várias cidades da Bahia. Sei que o terremoto atingiu cidades mais distantes desta área, chegando numa intensidade menor, como Salvador, Feira de Santana e Valença. Por isso, estamos distribuindo um questionário, para que nós possamos entender melhor essa distribuição e especificar melhor quais foram os danos ocasionados por esses sismos”, disse. 

Ainda segundo o Carlos, as cidades que sofreram maior impacto com os tremores serão beneficiadas com informações de maior precisão. 

“Todas as pessoas dessas áreas, dessas cidades podem responder, independente de ter ou não sentido os terremotos. Agradecemos a participação, para que no futuro próximo, possamos divulgar esses resultados e entender melhor a distribuição. Além, de deixar a população dessas cidades atingidas mais tranquilas”.

Foto: Arquivo Pessoal | A aluna Luciana Matos que desenvolveu o questionário sobre os terremotos com o professor e pesquisador Carlos Uchôa

Quem quiser contribuir, o questinário está disponível através do link (clique aqui) . 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade