Educação

Pesquisador baiano vence o maior prêmio do Brasil para Ciência e Tecnologia

Pró-Reitor do Centro Universitário Senai Cimatec, Prof. Dr. Jailson Andrade, é o vencedor da 34ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

05/04/2022 às 08h24, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciaram na última sexta (01), que o vencedor da 34ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia é o químico Jailson Bittencourt de Andrade, Professor Doutor Titular e Pró-Reitor de Pós-Graduação do Centro Universitário Senai Cimatec, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Criado em 1981, o Prêmio é uma parceria do CNPq, do MCTI e da Marinha do Brasil, e o mais importante do país no reconhecimento a pesquisadores e pesquisadoras, pela realização de obra científica ou tecnológica. A premiação é concedida anualmente a uma das três grandes áreas do conhecimento, em sistema de rodízio. Em 2022, a premiação contempla a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. As outras duas áreas são Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes e Ciências da Vida.

No Senai Cimatec , um dos projetos desenvolvidos pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação Jailson Andrade é o de transformar o Centro Universitário em Universidade Senai Cimatec . Atualmente, o Centro Universitário oferece nove cursos de graduação em engenharia e um de arquitetura. Além de possuir três cursos de mestrado e dois de doutorado. A graduação em medicina está entre os possíveis novos cursos da instituição.

Além de atuar no Centro Universitário Senai Cimatec , o Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade coordena o INCT em Energia e Ambiente do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq/MCTI e o Estudo Multidisciplinar da Baía de Todos os Santos – Projeto Kirimurê, estudo planejado para durar 30 anos e que no momento está no 15º ano, sem interrupção.

“Desde 1988 o CNPq me apoiou com inúmeros projetos de pesquisa individuais e coletivos, sendo o do Programa INCT o mais relevante e de grande abrangência nacional envolvendo Grupos de Pesquisas importantes das regiões NE, CO, SE e Sul. Agora, culminando neste reconhecimento máximo do CNPq a um pesquisador, que é o Prêmio Almirante Álvaro Alberto”, celebra o Professor Jailson Andrade.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade