Medicina

Pesquisa da Uefs identifica relação entre obesidade e deficiência de testosterona em homens

O estudo reuniu cerca de 3,5 mil pacientes que foram divididos em quatro grupos

06/01/2022 às 07h44, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) identificou uma relação entre obesidade e deficiência de testosterona em homens. O estudo foi realizado pelas pesquisadoras Taciana Leonel Nunes Tiraboschi e Monique Tonani Novaes, estudantes do doutorado em Saúde Coletiva, e coordenado pelo médico urologista e professor José Bessa Junior, além de contar com a participação de alunos da pós-graduação e do curso de medicina.

A pesquisa desenvolvida através do Grupo de Pesquisa em Urologia e Subgrupos (UroS) reuniu cerca de 3,5 mil pacientes que foram divididos em quatro grupos: 45 a 64 anos, 65 a 74 anos, 75 a 84 anos e acima de 85 anos. Os dados mostram que homens obesos – com circunferência abdominal acima de 102 centímetros – têm cinco vezes mais probabilidade de apresentarem deficiência de testosterona do que os não obesos.

Os estudos apontam ainda a prevalência geral de níveis baixos de testosterona de 19% semelhante em todas as faixas etárias. Nos pacientes não obesos (com circunferência abdominal menor que 94 cm) foi de 4%, enquanto naqueles com circunferência abdominal acima de 110 cm, esse índice chegou a 44%.

"Historicamente atribui-se a queda da testosterona ao envelhecimento. O nosso estudo mostra que a idade dos homens com e sem testosterona foi a mesma. O que nos chamou atenção foi que a obesidade esteve fortemente associada à queda de testosterona em qualquer faixa etária. A mensagem mais importante é que todos os esforços devem ser feitos para evitar a obesidade", explicou o professor José Bessa Junior.

A pesquisa já foi apresentada no 38º Congresso Brasileiro de Urologia, realizado em dezembro de 2021. Os desdobramentos do estudo serão divulgados em um evento internacional de urologia em Amsterdam, entre os dias 18 e 21 de março. Para saber mais sobre o Grupo de Pesquisa em Urologia e Subgrupos (UroS) é só acessar o endereço http://ppgsc.uefs.br/uros/ ou acompanhar o perfil @grupouros no Instagram.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade