Bahia

Parque Tecnológico da Bahia recebe primeiro laboratório de segurança cibernética

A escolha, tanto da Bahia quanto do Parque Tecnológico, para o início da nova empreitada não foi à toa.

17/10/2019 às 11h12, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Bahia acaba de ganhar seu primeiro laboratório de segurança cibernética. É que foi inaugurado nesta quarta-feira (16), no Parque Tecnológico, espaço administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), o Lactec. Com o início das atividades do escritório, a Bahia sai na frente e consagra como o primeiro estado a receber uma unidade do grupo fora do Paraná, estado onde se encontra a sede do Lactec, que é um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil, além de ser referência em soluções inovadoras para o segundo setor.

A escolha, tanto da Bahia quanto do Parque Tecnológico, para o início da nova empreitada não foi à toa. De acordo com o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, a Bahia possui um grande potencial de inovação. "A expectativa é continuarmos expandindo nossa tecnologia pelo Norte e Nordeste, e a Bahia possui um cenário amplo para investirmos em iniciativas como esta. Já a escolha do Parque Tecnológico veio do anseio de estar próximo ao ecossistema de inovação do estado. Não queríamos ficar sediados somente em um escritório de algum empresarial. A presença de instituições acadêmicas e outras empresas do setor, além do próprio laço com a Secti, foi o maior atrativo para trazermos o Lactec para cá com essas possibilidades de networking", afirmou.

Ainda de acordo com Luiz Vianna, o Lactec possui 60 anos de experiência no setor de tecnologia e agora vai trazer essa referência para contribuir com o avanço do estado, inicialmente com foco no setor elétrico. "Um dos nossos principais clientes é a Companhia de Eletricidade da Bahia, a Coelba, do Grupo Neoenergia. Com esta parceria, a gente pretende contribuir com melhorias nas operações da empresa que é responsável por fornecer energia para 6 milhões de clientes", ressaltou.

A Secretária da Secti, Adélia Pinheiro, que também marcou presença na inauguração do espaço, ressaltou a importância de ter um dos principais centros de ciência e tecnologia do país no Tecnocentro Bautista Vidal. "O ecossistema de inovação ganha mais um aliado com a vinda do Lactec, o que movimenta o cenário da indústria e agrega cada vez mais investimentos ao nosso estado", declarou a secretária.

Quem também destacou a chegada do Lactec na Bahia foi o coordenador de gestão do Parque Tecnológico, Marcos Costa. "O Lactec já possui 5 unidades em Curitiba, no Paraná, e agora vai investir todo seu conhecimento e expertise na Bahia, o que, sem dúvida, irá agregar a todo ecossistema de inovação. O Parque desponta, mais uma vez, na diversidade de áreas do conhecimento que compõem a esfera de CT&I", disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade