Feira de Santana

Parceria entre prefeitura, Embrapa e IICA pretende alavancar produção da zona rural

A parceria contribuirá para o aumento da produtividade do trabalhador rural no cultivo da mandioca, frutas e hortaliças.

05/07/2019 às 19h25, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

A zona rural de Feira de Santana ganhou um importante apoio no desenvolvimento de programas de cooperação técnica para alavancar a produção de mandioca, frutas e hortaliças cultivadas em pequenas propriedades.

Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Colbert Martins Filho se reuniu com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para estabelecer parcerias que impulsionarão o desenvolvimento das atividades rurais. O encontro foi acompanhado pela imprensa.

Além de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador rural para que seja possível comercializar em maior quantidade o que é cultivado, a parceria poderá viabilizar o uso de irrigação racional nas glebas, efetivação na mecanização agrícola; retenção das águas pluviométricas com o uso de barragens subterrâneas; melhoramento genético animal/vegetal; otimização a assistência técnica ao produtor e uso de calagem no solo, além de uma linha de crédito especial.

O IICA, que está presente em 34 países sob a coordenação da Organização dos Estados Americanos (OEA), fornecerá o seu aporte tecnológico. Já a Embrapa, após um estudo minucioso para identificar as demandas, as potencialidades e as carência da produção agrícola poderá desenvolver um plano de desenvolvimento rural que trará benefícios para o setor.

“A Embrapa trabalha com diversas outras culturas, gado de corte, gado de leite, e pode cobrir, pelo que a gente viu, as demandas de Feira de Santana com diferentes tipos de tecnologia que podem trazer benefícios para as cadeias principais de Feira de Santana. Não há uma limitação, basta um plano de trabalho organizado, onde a gente possa determinar quem vai realizar efetivamente o trabalho junto a Embrapa, prefeitura, associação, cooperativas, sindicato e etc.”, informou Alberto Duarte, representante da Embrapa.

O prefeito Colbert Martins destacou que a parceria vai beneficiar a zona rural . “Fiquei muito satisfeito com a presença da Embrapa e do IICA para que nós possamos sair com uma proposta de desenvolvimento da zona rural. A produtividade no setor agrícola está muito baixa, nossa técnica é antiga, e o que precisamos é mais produção na zona rural de Feira de Santana. Muito pouco do que hoje é produzndo na zona rural chega a ser vendido. Se você for ao Centro de Abastecimento você vai ter dificuldade de encontrar produtos produzidos aqui. Temos uma cultura de subsistência, o que é produzido é basicamente para o consumo das famílias que o produz”, informou Colbert.

Os presidentes da Coopefeira, Wilson Pereira, Joelmo Figueiredo, do Sindicato dos Produtores Rurais; Zé Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e os secretários Antônio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Valdomiro Silva (Comunicação) também estiveram presentes.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade