Bahia

Parceria entre Fieb e Sebrae amplia acesso ao crédito no interior do estado

Os Núcleos de Acesso ao Crédito começam a operar ainda no mês maio em seis cidades do interior, com reforço do serviço também na capital.

12/05/2021 às 12h07, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Seis municípios do interior do Estado passam a contar com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que conta com a parceria do Sebrae. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/Fieb) será instalado nos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro.

A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do NAC/Fieb, que até então funcionava apenas em Salvador.

A interiorização das atividades, bem como a ampliação do acesso ao crédito, são pilares da gestão da Fieb. A expectativa é que os resultados sejam potencializados, em maiores atendimentos, capacitações, cartilhas informativas e interlocução com as instituições financeiras parceiras. Com a maior atuação em diversas regiões do estado da Bahia, o objetivo também é fortalecer as ações institucionais da Fieb, Sebrae.

A implantação de unidades do NAC/Fieb no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias.

“No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.

De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.

O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.

Infraestrutura

Para viabilizar o atendimento, foram contratados sete profissionais para atuar no NAC/Fieb em cada uma das cidades. Eles receberam treinamento para realizar atendimentos, visita a empresas, interlocução com instituições financeiras e orientação aos empresários nas regiões.

A expansão das atividades do NAC/Fieb tem sido bem recebida pelos empresários. Gentil Pires, representante da Fieb em Ilhéus, vê como positiva a iniciativa. “Os empresários da região têm uma expectativa muito boa, tendo em vista esta facilidade de acesso ao crédito”.

João Baptista Ferreira, vice-presidente da Fieb, também aponta que a interiorização do NAC/Fieb traz como principal benefício tornar este serviço mais próximo do empresariado, que agora não precisa mais se deslocar até a capital. “Tratávamos diretamente com as instituições bancárias e não contávamos com este apoio local, que era o que estávamos precisando para facilitar o acesso ao crédito aos empresários”, explica. Segundo João Baptista, que é empresário em Feira de Santana, há uma grande demanda e a assessoria do NAC chega para somar.

Resultados

Em 2020, graças ao apoio de instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, Sicoob Credifiemg e Desenbahia, e o Sebrae Bahia, o NAC/Fieb assessorou a intermediação de operações de crédito para associados industriais baianos, totalizando mais de R$ 10 milhões contratados. Além disso, orientou o atendimento a mais de 200 empresas, sendo pouco mais de 80% de micro e pequenas.

O NAC é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias dos estados, criado para apoiar as micro e pequenas indústrias no acesso a crédito, realizar interlocução junto às instituições financeiras e identificação/orientação das linhas de financiamentos disponíveis. Além disso é por meio do NAC que é feito o acompanhamento dos novos normativos relacionados a crédito, garantias e exigências. 

Informações: [email protected]

Agência Brasil 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade