Feira de Santana

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, equipe do HGCA realiza gincana e plantio de árvores

Cerca de 600kg de materiais recicláveis foram arrecadados.

07/06/2021 às 10h47, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

No último sábado (5), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), realizou na manhã desta segunda-feira (7) o encerramento de uma gincana com o objetivo de arrecadar resíduos de materiais recicláveis e plantio de árvores no entorno da unidade.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a biomédica Luciana Leocádio, explicou que este foi o primeiro evento realizado e cerca de 600kg de materiais foram arrecadados.

"Essa é a nossa primeira gincana que estamos realizando através do programa de gerenciamento de resíduos do hospital e tivemos essa ideia, com o intuito de diminuir a produção dos materiais infectantes, porque o que podemos observar durante a pandemia, é que a produção desses resíduos se tornou alta e percebemos a necessidade de aumentar nosso material reciclável. Conseguimos arrecadar cerca de 600kg, as próprias equipes que trouxeram os materiais, realizamos atividades educativas voltadas para a reciclagem e também confeccionamos brinquedos", disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com 30 pessoas envolvidas no projeto, Luciana destacou que a gincana teve também como objetivo promover uma terapia para todos os funcionários que participaram ativamente nas atividades desenvolvidas.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

"O intuito da gincana realmente é preservar o meio ambiente, porque com o descarte correto, nós diminuímos os riscos dos materiais infectantes e aumentamos a produção desse material reciclável, gerando menos impacto para o mundo. Então tivemos aí envolvidas no projeto, uma média de 30 pessoas, foram seis equipes e tudo isso também foi como forma de terapia para toda equipe. Estamos ainda vivendo em um momento de pandemia, um momento crítico e durante a realização da gincana, foi de certa forma uma terapia, uma atividade extra. Estamos hoje encerrando essa programação com o plantio de árvores, melhorando o nosso ambiente, porque é algo que vai ficar permanente", destacou.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Outra ação de sustentabilidade está sendo realizada desde o inicio da pandemia pela Central de Material e Esterilização (CME) que identificou de forma segura e criativa a possibilidade de reciclagem ou reutilização das mantas de SMS (Spunbond-Meltblown-Spunbond'). O envolvimento da equipe assistencial da CME no projeto desencadeou uma série de iniciativas de sustentabilidade dentro do setor. Atualmente, existe um “time” que identifica as mantas SMS que não tem condições para embalar as caixas cirúrgicas ou aquelas que passaram pelo processo de esterilização e sofreram algum tipo de inconformidade. Essas são separadas e destinadas para confecção de diversos artigos como máscaras, gorros, jalecos dentre outros produtos artesanais.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade