Educação

Pais e estudantes protestam por retorno das aulas e contra condições de escola no distrito da Matinha

A mãe Alcione das Virgens declarou que está indignada com o prefeito da cidade, após ele ter dito nos meios de comunicação que não tinha merenda na escola em que estudava e ainda assim ele se formou em Medicina.

24/03/2022 às 09h13, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Pais, mães e estudantes da Escola Rosa Maria Espiridão Leite, situada no distrito da Matinha, em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã de hoje (24), pedindo o retorno das aulas na unidade e mais estrutura, tanto para alunos quanto para professores.

Uma das manifestantes, Márcia Bispo, que é mãe de dois estudantes da escola, informou em entrevista ao Acorda Cidade que falta merenda para as crianças, material de limpeza e funcionários.

Marly Bispo também tem dois filhos matriculados na unidade e considera uma vergonha o início do ano letivo estar atrasado por falta de merenda e materiais básicos.

A manifestante Adriana Lima de Freitas reclamou que com a pandemia os filhos ficaram muito tempo sem frequentar as aulas e agora a escola não retorna, pois está sem professores.

“Não tem professor nas salas para ensinar os nossos filhos, sendo que é um direito ter uma educação digna de qualidade. Ainda não teve aula, só no primeiro dia que os alunos vieram conhecer as salas.”

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Lindinalva Carneiro Silva tem um filho que estuda na escola e relatou que na última sexta-feira, em uma reunião de pais e mestres, a diretora informou que precisou comprar 1 kg de açúcar para fornecer um suco aos participantes.

“É uma vergonha, ela teve que comprar um quilo de açúcar, porque o prefeito Colbert só mandou polpa de fruta. Ele tem que vir para aqui tomar esse suco sem açúcar. É uma vergonha a diretora dizer que precisou comprar o açúcar. Voltam as aulas, as crianças continuam em casa e nada é feito”, protestou.

A estudante Juliana Alves Almeida, matriculada no turno da noite, denunciou que os banheiros da escola são sujos por falta de material de limpeza.

“O banheiro é porco porque não tem produto de limpeza, não tem papel higiênico, não tem merenda. Sou aluna e sou mãe também, e meus filhos pararam de estudar”, lamentou.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

A mãe Alcione das Virgens declarou que está indignada com o prefeito da cidade, após ele ter dito nos meios de comunicação que não tinha merenda na escola em que estudava e ainda assim ele se formou em Medicina.

“Sou mãe de aluno e estou indignada pelo prefeito ter dito que no tempo dele não tinha merenda e ele estudou e não teve nenhuma dificuldade. Mas a gente sabe que os alunos vêm para o colégio, muitas vezes, com apenas uma refeição, que nem todo mundo tem condição de fazer as três refeições, e a única merenda que tem é a do colégio. Ele deveria respeitar os alunos, ele tem que dar uma explicação para gente, porque não estamos pedindo nada a ele, é um dever dos nossos filhos estudarem”, destacou.

Lembrando que desde a última terça-feira (22) os professores da rede municipal de ensino paralisaram as atividades. O retorno da categoria às atividades estava marcado para esta quinta-feira (24) e amanhã uma nova assembleia está marcada para discutir a pauta de reivindicações e o estado de greve em que se encontram.

Já o governo municipal informou na quarta-feira (23), por meio de sua assessoria de comunicação, que 100% das escolas já foram abastecidas com a merenda escolar e que continua investindo na melhoria da infraestrutura das unidades escolas. 

Veja a nota na íntegra:

"Cem por cento das 209 escolas municipais estão abastecidas com a merenda escolar até esta quarta-feira (23). A distribuição foi iniciada na última semana e a Prefeitura intensificou a entrega para atingir o maior número possível de unidades escolares. Foram mais de 20 veículos percorrendo os bairros e distritos.

Até hoje, 83 escolas da rede municipal estão com atividades normais no terceiro dia de aula do ano letivo de 2022. O número representa cerca de 40% do total de unidades de ensino distribuídas pelos diversos bairros e distritos. A matrícula cresceu – são 4 mil novos estudantes que ingressaram nas escolas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Mas algumas unidades de ensino continuam matriculando.

O Governo Municipal continua investindo na melhoria da infraestrutura das escolas. Somente no último período, mais de 50 unidades de ensino foram totalmente reformadas e/ou ampliadas e mais de 100 passaram por serviços de manutenção. Há também a previsão de 21 novas quadras de esporte.

Outras 30 escolas vão passar por intervenções de grande porte – serão reformadas através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tão logo sejam concluídos os processos licitatórios. A Prefeitura está construindo também mais dez escolas nos bairros e distritos mais populosos.

Mais uma prioridade é a contratação de professores substitutos, conforme anuncia a secretária de Educação, Anaci Paim. “São vagas decorrentes do afastamento temporário de professores efetivos; por isso, realizamos uma seleção pública para ingresso destes profissionais e convocamos mais 50 professores do último concurso que inclusive foram empossados na última semana”, destaca.

A Secretaria de Educação está realizando uma força-tarefa para garantir todas as condições de funcionamento pleno às escolas que enfrentam algumas dificuldades ocasionadas pela tardia aprovação do orçamento 2022."
  

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade