Olha que legal

Oficina ensina construir instrumentos musicais com papel e cola

O intuito é fazer com que as pessoas possam confeccionar objetos artísticos e funcionais através da aprendizagem e desenvolvimento da técnica de papelamento.

23/03/2021 às 09h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o intuito de mostrar como papel e o papelão podem ser reaproveitados e transformados com criatividade, será executado em Feira de Santana o projeto “Orquestra Experimental de Papel e Cola”. Projeto de formação, a partir da oficina de produção de instrumentos percussivos feitos com papel, com experimentação de toques e ritmos afro-baiano com os instrumentos.

O intuito é fazer com que as pessoas possam confeccionar objetos artísticos e funcionais através da aprendizagem e desenvolvimento da técnica de papelamento, modelagem e colagem de papel com cola branca não-tóxica. O projeto foi idealizado pelo coletivo feirense Mart (Movimento Articular) e a Raízes TV.

Foto: Divulgação

“A experimentação tem um viés que estabelece uma interação significativa nos conceitos da arte, inclusão, educação, cultura, ancestralidade, cidadania, meio ambiente, comportamento e sustentabilidade”, explica o grupo.

As etapas de formação serão realizadas por meio de registros audiovisuais em plataforma virtual aberta, compartilhando da experiência pedagógica e ensinando a técnica de papelamento para fazer o instrumento musical Udu e criações diversas por meio de oficinas online que ficarão gravadas.

Para participar basta acessar um link disponível no instagram do Projeto (@orquestra.de.papel.e.cola), que vai redirecionar para página do RaizesTV, no Youtube, onde os vídeos da oficina ficarão disponíveis a partir do dia 3/4.

Os interessados em receber o Kit, para produção do material que será ensinado na oficina, podem fazer a inscrição, através do link https://forms.gle/Na3CUpoQwyBvuYEc9

A oficina tem como público-alvo, prioritariamente, moradores da cidade de Feira de Santana e do interior da Bahia, mulheres, negros e negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, em sofrimento físico e/ou psíquico, idoso, jovem, pessoas em situação de pobreza.

A “Orquestra Experimental de Papel e Cola" é um projeto que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e é financiado pela Lei Aldir Blanc. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade