Educação

O desafio de ensinar em tempos de tecnologia e gamificação

Para os professores de ensino infantil de matérias básicas, inclusive os que se formam pelos cursos de pedagogia EAD, o desafio de ensinar em tempos de tecnologia e gamificação é grande. Mas, há um caminho.

17/02/2019 às 11h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quantos relatos você já ouviu de que uma criança mexe com muito mais facilidade em um celular do que qualquer adulto? Provavelmente inúmeros. Essa facilidade e destreza para com a tecnologia pode apresentar indícios importantes para o próprio desenvolvimento desse indivíduo.

Contudo, no meio do caminho, especialmente durante a fase escolar em que, em muitas escolas, o uso do aparelho eletrônico é proibido e as crianças precisam se adequar às carteiras, livros, canetas e anotações, as habilidades do aprendizado podem ser inibidas pelo medo de errar e pela dificuldade de adaptação fora das telas.

Para os professores de ensino infantil de matérias básicas, inclusive os que se formam pelos cursos de pedagogia EAD, o desafio de ensinar em tempos de tecnologia e gamificação é grande. Mas, há um caminho.

Tecnologia e realidade

Para trilhar um caminho satisfatório na aprendizagem é fundamental unir tecnologia e realidade. Não que o papel e a caneta sejam recursos ineficientes. Mas a união desses a uma aula mais atrativa e com pontos que agreguem desafios, jogos e interatividade é capaz de potencializar o interesse dos alunos pelos temas tratados em sala de aula.

O primeiro obstáculo a ser vencido neste cenário é, justamente, a aceitação de educadores e instituições quanto à necessidade da tecnologia dentro da sala de aula. Ter a mente aberta para as possibilidades e resultados positivos que os recursos tecnológicos podem trazer é essencial para facilitar o trajeto rumo à melhor absorção do ensino básico.

Outro passo é trazer, oficialmente, a tecnologia e a gamificação para dentro da escola. Nesse ponto, é importante lembrar que nem todas as instituições contam com os recursos necessários para a aplicação de aulas interativas. E, para isso, muitas vezes o professor deve preparar seus próprios recursos para conquistar uma aula mais atrativa.

Mas por que a tecnologia e a gamificação são tão importantes?

Diante da nova perspectiva da sociedade, instigada principalmente pelas mídias sociais, a criação das crianças e a formação dos adolescentes apresenta uma “não aceitação ao erro”. Isso significa que nenhum indivíduo está disposto a errar ou a reconhecer os seus erros. Assim, em uma aula de matemática, por exemplo, o aluno pode querer simplesmente desistir da matéria por não conseguir acertar as contas. 

No ambiente dos games, isso não ocorre. Afinal, os jogos levam – não somente as crianças, mas adultos de todas as idades – à persistência, aumentando a habilidade de determinação e criando uma predisposição ao desafio. 

Dessa forma, ensinar de uma maneira lúdica e atrativa é realmente um desafio na era pós-moderna, mas quando a tecnologia e o conceito de gamificação são bem utilizados, eles saem da posição de obstáculo e se transformam em gatilhos potencializadores. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade