Feira de Santana

Nível de água do Rio Jacuípe aumenta e inunda casas, bares e restaurantes

A inundação ocorreu porque no local existe um lago.

11/05/2020 às 09h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

O aumento do nível de água no Rio Jacuípe na área do bairro Três Riachos na ponte da BR 116 Sul em Feira de Santana está causando prejuízos aos moradores e comerciantes. Bares, restaurantes e casas que ficam próximas a margem do rio foram inundadas pelas águas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O comerciante José Raimundo Ferreira do Nascimento, conhecido como ‘Dedé’, é um dos prejudicados. Ele tem um restaurante que foi inundado pelas águas e contou que a última vez que a água do rio tanto foi há 12 anos.

Dedé disse que o seu restaurante ficou debaixo da água e ele precisou de três dias para retirar todo o material e levar para outro local.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu tenho outro ponto que fica mais em cima e dá pra eu trabalhar, quebrar o galho. O prejuízo é grande”, frisou.

O comerciante informou que vende comida caseira como galinha caipira, bode e peixes pescados no Rio Jacuípe. Além dele, vários moradores também tiveram prejuízos e ficaram desabrigados

O chefe de educação ambiental da prefeitura de Feira de Santana João Dias, explicou o motivo que a água está subindo no Rio Jacuípe. Segundo ele, foi construída uma barragem na Pedra do Cavalo e formou-se um lago, em 1985. Formou-se um lago de 186 KM que banha 12 municípios.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O governo Paulo Souto depois criou um decreto estadual estabelecendo a Área de Preservação Permanente (APP) de cem metros beirando ao lago e nessa cota de inundação e de proteção não pode ser construída. Infelizmente o Brasil tem o um déficit habitacional de mais de 4 milhões e algumas pessoas pobres tem ocupado essas áreas de forma irregular e então o lago Pedra do Cavalo pode chegar a 125 metros e meio de altura. Hoje por questões segurança ele só vai ate 124 metros e nesse período do ano por conta das chuvas ele está em 117metros e meio, podendo chegar a 120 metros. Mas, talvez não chegue porque não se sabe se as chuvas vão continuar. Esse enchimento do lago lago que provocou as inundações nas casas que estão nas áreas protegidas”, declarou.

Na opinião de João Dias, é preciso que as autoridades e a sociedade civil se preocupem com a água doce do planeta.

“O planeta não tem água e é bom que as pessoas se conscientizem dessa questão. O poder público e a sociedade civil têm a responsabilidade de cuidar da água doce do planeta. Por exemplo, a maioria das pessoas talvez não saiba que não é aconselhável se beber água mineral todos os dias. Pode beber, mas a água mineral tem sódio e tem o PH baixo que pode ao longo dos anos acarretar problemas de saúde. Sabendo dessa situação é preciso se preocupar mais com a água. Esse lago do Rio Jacuípe é o maior lago estadual e abastece Feira de Santana, Salvador e cidades do recôncavo. Agora está tendo a expansão para distribuir água para outros lugares e também vai aumentar a distribuição de água para Feira de Santana e provavelmente pra Salvador. Por isso a necessidade de no período chuvoso o governo armazenar mais água pra que quando chegar o verão a gente não tenha problema com falta de água”, observou.

Pessoas que moram próximas a margem do Rio Jacuípe disseram ao Acorda Cidade que mesmo com o aumento do nível de água tem conseguido pescar. Os peixes são comercializados na própria área do Rio Jacuípe . 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade