Feira de Santana

Natal antecipado é celebrado entre pessoas em situação de rua

Equipe do Consultório de Rua levou afeto e mensagem de esperança.

16/12/2021 às 15h20, Por Amanda Pinheiro

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Edson Silva vive nas ruas de Feira de Santana. É uma das 478 pessoas que recebe o cuidado da equipe do Consultório de Rua. Para eles são ofertados o atendimento à saúde e, sobretudo, o afeto. Se reconhecem e, geralmente, se cumprimentam pelo nome. Equipe e pacientes têm uma relação amigável.

Na noite de terça-feira, 14, em mais um destes encontros festejaram o Natal que se aproxima. Caracterizados com o gorro do Papai Noel, a equipe do Consultório de Rua levou salgados e refrigerantes para o momento de confraternização.

Foto: Roberta Costa

“Eu gosto tanto de vocês, nem todo tipo de gente faz isso e é muito bom, essa tranquilidade de acolher, de falar”, disse o morador Edson, de 44 anos, enquanto se recolhia nas proximidades do Terminal Norte, na Cidade Nova. Ele vive há 20 anos nas ruas.

A equipe também passou pelo Centro Social Urbano (CSU), Praça da Matriz, pelas ruas e avenidas do centro da cidade, como Getúlio Vargas e Presidente Dutra, além do Terminal Rodoviário de Feira de Santana.

“Muitas dessas pessoas não têm família por perto ou por algum motivo não podem contatá-los. Nós promovemos, através dessa ação, momentos de reflexão e confraternização, pois para eles, somos a referência de família e acolhimento”, destaca a enfermeira Darlene Santos, que compõe a equipe multidisciplinar.

Assistência à saúde

Há 7 anos, o Consultório na Rua oferece assistência à saúde para pessoas em situação de rua, por meio da Atenção Básica. As ações são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e uma vez por mês, de forma noturna.

O trabalho é prestado de forma itinerante por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros, assistente social, psicólogo e técnicos de enfermagem.   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade