Polícia

Na Semana Santa, bandidos destroem capela no bairro Eucalipto e deixam hóstias espalhadas

De acordo com a paróquia, quebraram o sacrário e espalharam as hóstias consagradas.

12/04/2022 às 14h27, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Atualizado às 14h57

Em plena Semana Santa, quando a Igreja Católica celebra a fé e a caridade, bandidos invadiram a Capela de Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Eucalipto, em Feira de Santana. O fato ocorreu na noite de ontem (11), mas por não contar com sistema interno de câmeras, a ação não pôde ser filmada.

De acordo com o Padre Edimundo Almeida dos Santos, pároco da capela, os bandidos destruíram um guarda-roupa, um sacrário e levaram objetos de metal, deixando as hóstias dos fiéis espalhadas pelo chão.

Foto: Arquivo Pessoal

“Não sabemos por onde eles entraram, mas destruíram um guarda-roupa que tem dentro da igreja, um sacrário onde guardamos as roupas consagradas, e levaram objetos metal, deixando as partículas espalhadas. Para nós isso configura um ato muito grave, uma ofensa grave à nossa fé, especialmente se tratando da Semana Santa, quando nós incentivamos esse zelo maior pela vida de oração, o cuidado com os objetos sagrados, mas sobretudo porque se mexeu com os elementos da fé católica”, lamentou o padre Edimundo, em entrevista ao Acorda Cidade.

Ele destacou que ainda não há pistas dos suspeitos, mas informou que reuniu fotografias tiradas no local do ato criminoso para registrar um boletim de ocorrência.

Foto: Arquivo Pessoal

“Não sabemos quem foram os autores desse ato ainda, e preferimos acreditar que não seja um ato de vandalismo, mas não sabemos também as intenções de quem praticou essa ação tão agressiva. No local não temos sistemas de câmeras, mas levaram objetos de metal, que têm certo valor. Não sei qual a intenção, se procuravam dinheiro. Ainda não prestamos queixa, mas temos algumas imagens dos danos que foram causados.”

Foto: Arquivo Pessoal

Na tarde de hoje (12), o padre Edimundo publicou também uma nota de repúdio, através da página oficial da Arquidiocese de Feira de Santana no Instagram, condenando o ato contra à capela. Leia na íntegra:

"Arquidiocese de Feira de Santana

Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro

Comunicado de Repúdio

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vem a público comunicar aos fiéis, às pessoas de boa vontade e aos Meios de Comunicação, que na noite desta segunda-feira, (11/04), invadiram a Capela de Santa Rita de Cássia, no Eucalipto, quebraram o sacrário e espalharam as hóstias consagradas que estavam em seu interior e levaram a âmbula (objeto de metal onde coloca as partículas).
Repudiamos veementemente este fato ocorrido. Somos a Igreja do amor, da fraternidade, da paz. É lamentável termos que comunicar atos tão selvagens, intolerantes e vergonhoso. Este ato constitui uma ofensa grave a Deus e um profundo desrespeito à fé católica, principalmente nesta Semana Maior.

Em breve, celebraremos uma Santa Missa de desagravo pela profanação feita à Capela e à Santíssima Eucaristia.

Conclamamos a todos os fiéis da nossa paróquia, a renderem súplicas e orações pela paz e a tolerância religiosa em nossa cidade.

Feira de Santana, 12 de abril de 2022

Pe. Edimundo Almeida dos Santos
Pároco"
 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade