Feira de Santana

Museu Casa do Sertão realiza exposições virtuais sobre a devoção a Santo Antônio

Os resultados podem ser conferidos em duas produções expositivas virtuais que abordam, a partir de diferentes óticas, o culto a Santo Antônio.

13/06/2020 às 18h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza exposições virtuais por meio de ação participativa com a comunidade externa, com a finalidade de divulgar e estimular a valorização das expressões culturais sertanejas, abordando a diversidade de olhares e práticas da religiosidade popular. Os resultados podem ser conferidos em duas produções expositivas virtuais que abordam, a partir de diferentes óticas, o culto a Santo Antônio.

A primeira exposição, ‘Santo Antônio dos Capuchinhos: registros do Dia dos Romeiros em Feira de Santana – 2019’, apresenta um recorte das festas em louvor a Santo Antônio, promovidas pela Ordem dos Frades Menores na cidade. Os lugares de romaria, por excelência, se constituem em centros de interesse cultural pela diversidade de vivências e costumes que encontram nesses momentos ápices de exteriorização da fé e religiosidade.

Buscou-se captar por meio da sensibilidade artística do registro fotográfico de Hortência Sant’Ana, o dinâmico processo de difusão e valorização cultural, uma releitura virtual, da exposição ‘Antônio, querido! História e religiosidade popular’, realizada em 2019 no Museu Casa do Sertão. Além dos registros fotográficos, a exposição também apresenta a saudosa narrativa do folheteiro e cordelista Jurivaldo Alves; a interpretação do cordel Nossa homenagem aos romeiros, do Frei Urbano Souza, feita pelo cordelista Romildo Alves e o cântico afetivo de Maria Araújo dos Santos, conhecida como Dona Costinha, devota de Santo Antônio há 50 anos.

Intimidade doméstica

A outra mostra, ‘Meu Santo Antônio: registros de uma devoção domiciliar’, foi produzida de forma coletiva e colaborativa com devotos das cidades de Feira de Santana, Conceição do Coité, Salvador, Alagoinhas, Ilha de Itaparica e Niterói-RJ, ressaltando, cada um a seu modo, excepcionalidades na guarda de imagens religiosas, que em muitos casos, acompanham a família por gerações e delineiam práticas devocionais nesses diferentes lares.

A exposição destaca, por meio de fotografias autorais, imagens de Santo Antônio, que conservadas na intimidade doméstica, produzem fruição de memórias e distintas e afetivas narrativas em torno da devoção ao Santo, traçando um breve painel sobre a cultura popular nordestina com suas simbologias e crenças. O dinâmico processo curatorial está pautado na cotidianidade exterior ao museu e teve por desafio a apropriação por parte da comunidade de conceitos e processos do fazer museal como: preservação, documentação e exposição de bens culturais, para assim, compor o presente arranjo comunicativo de partilha de aspectos e práticas patrimoniais com expressividade popular que são conservados no ambiente doméstico.

A exposição museológica é a principal forma de mediação em museus, é através dela que se dá a fruição de narrativas culturais que favorecem o encontro da sociedade com seu patrimônio. Desse modo, Cristiano Cardoso, diretor do Museu, destaca que “a vivência com o atual cenário impõe novos modos de vida, como a necessidade do distanciamento social, levando as instituições museológicas esforços na tarefa de reinventarem-se, sobretudo por meio do engajamento digital e da ampliação de conteúdo online, para assim, dar continuidade ao cumprimento da sua missão”.

Desenvolver um trabalho com a colaboração da comunidade é um estímulo ao olhar para o futuro, um tempo pós-pandemia, quando será possível a retomada gradual dos serviços presenciais na “Casa do Sertão”, para também dividir com todos, histórias e as memórias presentes no nosso acervo.
As exposições podem ser acessadas nos seguintes endereços eletrônicos:

Site https://mcs.uefs.br/
Facebook: Museu casa do sertão – uefs
Instagram: @museu.casa.do.sertao
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCWjBblZHIo8DosGLpZv9VgQ
Contato email: [email protected] 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade