Cultura

Museu Casa do Sertão implanta centro de memória dos povos indígenas

Horário de visitação: Segunda a sexta-feira de 8h15 às 11h30 e das 14h15 as 17h30.

31/10/2019 às 11h50, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), oferece à comunidade mais um espaço de valorização da diversidade étnico-cultural. Trata-se do Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste, inaugurado terça-feira (29), que pretende reunir, periodicamente, diferentes manifestações, com suas culturas, realidades territoriais e simbolismos.

Nesta primeira etapa, o Centro de Memória realiza a exposição ‘Indígenas do Nordeste: Cultura, Identidade e Resistência’, de autoria da artista visual Hortência Sant’Ana, estudante do curso Licenciatura em História. A mostra apresenta um recorte da cultura de dez etnias de discentes indígenas da Uefs: Atikum, Fulni-ô, Kaimbé, Pankará, Truká, Pankararé, Pankararu, Tumbalalá, Tupinambá de Olivença e Tuxá.
A exposição fotográfica tem a curadoria da professora mestre Patrícia Navarro, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs, coordenadora do projeto ‘Antropologia dos Povos Indígenas’, desenvolvido em parceira com a Pró-Reitoria de Extensão. A docente é idealizadora do Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste.

Foto: Hortência Sant’Ana

Muitos dos estudantes indígenas da Uefs ingressaram na graduação através das políticas de ações afirmativas. E, como parte das medidas de incentivo à permanência, a Instituição oferece, no campus, residência indígena para moradia até o término do curso, possibilitando a prática de costumes e rituais.

Identidades

No Nordeste brasileiro, conforme salienta a professora Patrícia Navarro, há cerca de 80 povos indígenas pertencentes a ecossistemas distintos entre si (caatinga, litoral, mata atlântica). “Os índios do Nordeste, como são designados de forma geral os povos indígenas habitantes desta região do Brasil, são portadores de diversas culturas e apresentam características fenotípicas que, muitas vezes, os tornam passíveis de serem confundidos com parcelas da população nacional, a exemplo de comunidades rurais”, explica.

Foto: Hortência Sant’Ana

A etnicidade destes povos é caracterizada, principalmente, por suas manifestações culturais como o Toré, o Praia e o Ouricuri, vivenciadas e, muitas vezes, incorporadas por outros povos indígenas como forma de reelaboração e afirmação da cultura. “Assim, o que distingue os povos indígenas do Nordeste são os símbolos que os instrumentalizam na afirmação e na expressão das suas identidades”.

Foto: Hortência Sant’Ana

Patrícia Navarro observa que, ainda no século 21, há o desconhecimento acerca dos povos indígenas do Brasil e de sua diversidade cultural. Quando da chegada do colonizador português, relembra, habitavam as terras brasileiras cerca de mil povos indígenas, o que correspondia aproximadamente 2 a 4 milhões de indivíduos. Este número foi reduzido e, hoje, existem no território apenas 234 povos que 180 falam línguas diferentes”.

Serviço:

O quê: Exposição Indígenas do Nordeste
Local: Museu casa do Sertão – Campus Universitário. Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte, Feira de Santana – BA, 44036-900
Agendamento: Telefone: (75) 3161-8750 e 3161-8751
E-mail: [email protected]
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira de 8h15 às 11h30 e das 14h15 as 17h30

Museu Casa do Sertão, 31/10/19 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade