Feira de Santana

Museu Casa do Sertão apresenta o Projeto Semana Cultural: Feira das feiras Território em Questão

As atividades virtuais acontecem entre os dias 26 a 29 de outubro, na página do Museu no Instagram

26/10/2021 às 10h34, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Museu Casa do Sertão e o Centro de Estudos Feirenses, entidades da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), apresentam ao público, no espaço virtual, a mais recente ação, o Projeto Semana Cultural, com o tema: "Feira das feiras: O território em questão". A proposta integra o Plano de Ação do Museu, destinados aos seus bolsistas do Programa Mais Futuro do Governo do Estado da Bahia na Uefs, e almeja difundir entre os discentes o papel ativo na construção de habilidades e conhecimentos, ao tempo que promove a produção comunicativa e museológica virtual durante a pandemia, de modo a reunir e difundir colaborativamente um rico inventário de informações, acervos imagéticos, saberes e temas de relevância social e simbólica.

Nesta primeira edição, os estudantes André Lima do curso de Agronomia, Jonas Lopes e Romisval Silva do curso de Geografia, e Daniele Pires de Música, dedicaram-se ao estudo e discussão em torno das potencialidades e fruições culturais no universo das "feiras" populares da cidade de Feira de Santana, enfocando-as em suas condições multirreferenciais como: espaço, evento, entreposto comercial, fluxos, deslocamentos, encontros e diversidade, evidenciando sua importância como engrenagem (não só econômica), mas, da vida social e da paisagem urbana feirense, marcando simbolicamente, a resistência como princípio basilar, ante conflitos com diversos poderes e a territorialização dos seus agentes.

As atividades virtuais acontecem entre os dias 26 a 29 de outubro, na página do Museu no Instagram.

A programação tem início no dia 26/10, às 9h30, com apresentação cultural de Rap com o professor, historiador, cantor e compositor Lázaro Barbosa (@a.lendasz) que fará um passeio pelos seus mais recente trabalhos musicais e sua militância enquanto articulador comunitário e produtor independente.

Logo após, às 10h, haverá o lançamento da exposição virtual Feira das Feiras por Nei Rios. A mostra virtual apresenta a produção do feirense de coração Nei Rios, fotógrafo Membro do Clube de Fotografia de Feira de Santana, ainda muito jovem, já transitava os espaços das feiras, ali labutava no transporte de mercadorias, amadureceu equilibrando gostos, compromissos e militâncias sociais. Talvez, por isso, em seu exercício fotográfico imprimam-se sutilezas de um poético devir entre o registrar, compartilhar e narrar. Conforme visto na seleção de imagens que compõem a mostra, notabilizando o cotidiano de espaços e pessoas das principais feiras do município como Cidade Nova, Estação, Marechal, antigo Centro de Abastecimento, Centro e Praça Bernadino Bahia.

Foto: Divulgação

No dia 27/10, às 15h, ocorrerá a live com a participação da doutora Alessandra Teles, geógrafa e professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF/Uefs), que trará uma breve discussão envolvendo as "Feiras de Feira: Relação Sociedade e Poder Público" compartilhando um pouco de seus achados de pesquisa. Após, às 17h, ocorrerá apresentação musical com um repertório especial da cantora, compositora e Licencianda em Música, pela Uefs, Vanessa Oliveira.

Dia 28/10, às 15h, haverá uma palestra com o professor doutor José Raimundo Lima, coordenador da Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da (Ieps/Uefs), que embalará uma explanação sobre a "Feira de Economia Popular e Solidária: Alternativas de Resistência".

No dia 29/10, às 15h, finalizando a Semana Cultural, o fotógrafo Nei Rios é o convidado para um bate papo especial, ligado ao eixo temático Feira das Feiras em Fotos: percepções e inspirações.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade