Direito

Mulheres acometidas pelo câncer de mama podem requerer benefício do INSS

A pessoa pode ligar para o telefone 135 ou acessar o site do INSS.

31/10/2018 às 18h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados cerca de 60 mil novos casos da doença no Brasil em 2018.

De acordo com a o gerente do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, pacientes diagnosticadas com o câncer de mama e que contribuíram com o INSS têm direito a receber o benefício do auxílio-doença.
“O auxílio-doença para as pessoas que estão acometidas pelo câncer de mama é isento de carência, ou seja, não é necessário que tenha 12 meses de contribuição. Com apenas um mês de contribuição, a pessoa já tem direito”, informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Já nas situações mais extremas, segundo o gerente do INSS, há a aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que é um benefício assistencial direcionado às pessoas que não contribuem para o INSS.

“Tem duas formas para solicitar o benefício. A pessoa pode ligar para o telefone 135 e requerer ou pela internet através do site do INSS, que é o www.inss.gov.br.”

Fernando Nunes destacou que não possui dados fechados de Feira de Santana de quantas mulheres acometidas pelo câncer de mama solicitam o benefício anualmente, mas diz que a cada dia vem crescendo o número de solicitações.

A gente tem um número considerável de solicitações e percebe o crescente número de pessoas com a doença. O benefício vai garantir o sustento delas desde o início da doença até a completa cura. Todo esse período, o que for necessário, ela vai estar coberta, recebendo mensalmente o benefício até estar apta a voltar a trabalhar. E hoje as pessoas estão mais informadas e já vem requerendo o benefício normalmente.”
C

om informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade