Grande Guerreira

Morre, aos 11 anos, Yasmin Bastos que lutava contra leucemia

A informação foi divulgada através das redes sociais no perfil @ajude.yasmin.

07/11/2021 às 08h13, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Atualizada às 11h

Morreu na manhã deste domingo (7), Yasmin Bastos Nunes, 11 anos de idade, que lutava contra a Leucemia. A informação foi divulgada pela família através das redes sociais no perfil @ajude.yasmin.

A guerreira Yasmin foi diagnosticada aos 4 anos de idade com leucemia linfoide aguda (LLA).

Uma luta que durou seis anos, envolvendo sessões de quimioterapia e radioterapia, e que fez com que Yasmin e seus familiares não desistissem nunca e corressem contra o tempo. Após três cirurgias realizadas, Yasmin iniciou um novo tratamento chamado imunoterapia e no final do mês de dezembro do ano passado, recebeu a melhor informação que poderia ter, a doença estaria zerada. Mas, no mês de março deste ano, Yasmin recebeu a notícia pela quarta vez que a doença havia voltado.

Infelizmente, os médicos informaram que os tratamentos com quimioterapia, radioterapia e imunoterapia poderiam não fazer mais efeito contra a doença e a única alternativa nesse momento é realizar a 'terapia cartcell', onde as células são reprogramadas e turbinadas em laboratório para depois reconhecer e atacar as células tumorais. No entanto, o tratamento  era carrissimo e fora do país.

Campanha nas redes sociais

No mês de junho deste ano, a família de Yasmin conseguiu um orçamento num hospital dos Estados Unidos, que custava em média 3,5 milhões de reais. A partir daí, iniciou-se uma campanha nas redes sociais para conseguir os recursos financeiros.

No mês de setembro, a Justiça Federal determinou, que a União providenciasse, no prazo improrrogável de 15 dias, o depósito judicial do valor de R$ 1.914.535,77 para complementar o tratamento CAR-T CELL de Yasmin Bastos nos Estados Unidos.

Na decisão, a juíza federal Andreia Guimarães do Nascimento, da 3ª Vara Federal Cível de Feira de Santana, ordenou que, assim que a União depositasse o valor, a Caixa Econômica Federal (CEF) procedesse com a transferência do montante para conta poupança da família.

No mês de outubro, a União recorreu da liminar que determinou o depósito no valor de R$ 1.914.535,77 para complementar a terapia CAR-T CELL de Yasmin Bastos Nunes, nos Estados Unidos.

Na última sexta-feira (5), a família de Yasmin recebeu uma ótima notícia que acendeu mais ainda a chama da esperança da realização do tratamento. A União cumpriu a liminar, efetuando o depósito do dinheiro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pai de Yasmin, Nelson Nunes, explicou que embora o depósito tenha sido feito, a decisão ainda não era definitiva, podendo ser revogada e o dinheiro devolvido. Porém, nesta manhã, Yasmim não resistiu.

O velório será realizado no Centro de Velório Gilson Macedo, bairro da Kalilândia a partir das 13h e o sepultamento será realizado no Cemitério Jardim Celestial às 16h.

 

Leia também:

União deposita complemento em dinheiro para tratamento de Yasmin; decisão pode ser revogada

União recorre de liminar que determinou complemento em dinheiro para tratamento de Yasmim nos EUA: 'É desesperador', diz mãe

Família de Yasmin ainda não recebeu recurso para completar tratamento; liminar vence nesta sexta (1º)

Família de Yasmin continua com campanha até que liminar judicial seja cumprida em favor de parte do tratamento

Justiça determina que Yasmin, que tem leucemia agressiva, faça tratamento no exterior, via SUS

Comissão da campanha 'Todos por Yasmin' pede apoio na Câmara para tratamento da garota

Bazar beneficente 'Todos por Yasmin' será realizado neste sábado (10)

Com apenas 30% do valor arrecadado, família luta contra o tempo para conseguir tratamento para Yasmin

Ajude Yasmin: família corre contra o tempo para custear tratamento de menina com leucemia

Thiago Aquino faz live solidária em prol de tratamento da pequena Yasmin

Diagnosticada aos 4 anos de idade, criança luta contra leucemia extramedular

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade