Feira de Santana

Moradores do povoado Santa Quitéria realizam protesto contra construção de muro de condomínio

De acordo com os moradores, a construtora está invadindo o espaço público da via.

17/09/2021 às 14h48, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Os moradores do povoado de Santa Quitéria em Feira de Santana, protestaram na manhã desta sexta-feira (17), contra a construção de um muro de um condomínio, que segundo eles, está sendo feita no meio da Rua Marciano.

Ao Acorda Cidade, um dos moradores, Antônio Carlos Lima, informou que a construção está invadindo cerca de 1,5m da via, deixando um espaço curto para o tráfego de veículos.

"Hoje ninguém vai trabalhar aqui. Estamos pedindo uma solução porque isso não pode acontecer da rua ficar desse jeito como estamos vendo, eles estão construindo um muro no meio da rua, ainda por sinal, um muro torto colocando quase 1,5m para dentro da rua. Já conversamos com o engenheiro da obra, e informou que não pode fazer nada, porque ele está fazendo o trabalho dele, disse que é o que está na planta e se a gente quiser conversar, tem que ir à prefeitura, porque foi a prefeitura que liberou essa construção", alegou.

Moradora há mais de 10 anos do povoado, Claudia Santos, destacou que todos os condomínios que estão sendo construídos na região, estão invadindo o espaço da rua.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo ela, as ruas estão ficando estreitas, impossibilitando até a passagem do caminhão de lixo.

"Tem mais de cinco condomínios só aqui nessa região, e eles estão invadindo Santa Quitéria, querem deixar a gente sem saída, estão querendo nos encurralar. Usam o nosso espaço e depois que não tem mais serventia, querem fechar e isso não existe, nós temos comércio, nós não estamos conseguindo receber as correspondências e isso não pode acontecer. Com as construções, deixaram foi um beco ali sem iluminação correndo risco de assalto, não tem como receber o carro do lixo porque não consegue passar, removeram os pontos de ônibus e não querem deixar nada. Nós somos moradores antigos, pagamos impostos", afirmou.

Segundo outro morador, Humberto Miranda, o ideal é que o muro fosse recuado por pelo menos 2m.

"A família Marciano foi quem fundou aqui Santa Quitéria, e esse pessoal chegou agora, colando a cerca deles, invadiram a rua e estão avançando mais de 2m, tomando a rua. Segundo o engenheiro, foi a prefeitura que autorizou essa construção no meio da rua. Nós estamos aqui reclamando para que este muro seja colocado no local correto, pelo menos recuando dois metros par trás e isso já resolve o nosso problema", confirmou.

Ao Acorda Cidade, a direção da Construtora LMarquezzo, afirmou que tanto o muro, quando os demais empreendimentos, estão autorizados de acordo com alvará da Prefeitura de Feira de Santana.

"Esclarecemos que o muro e demais construções do empreendimento estão sendo edificados, conforme alvará expedido pela prefeitura. A locação da obra possui topografia e o imóvel teve georreferenciamento devidamente averbado junto ao cartório competente, portanto não há qualquer irregularidade na construção. Por fim, é preciso destacar que a construção do muro não vai impedir a passagem de veículos", diz a nota.

A secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável por emitir o alvará, informou ao Acorda Cidade que um equipe esteve no local para conversar com os moradores, afim de verificar a situação.

Uma nota oficial ainda será divulgada.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade