Feira de Santana

Moradores do distrito de Maria Quitéria formam comissão para discutir festejos juninos

Cerca de 200 pessoas participaram da reunião.

28/05/2019 às 12h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Para diminuir custos, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana reduziu os dias dos festejos juninos e a grade de atrações. Os festejos serão realizados nos dias 22 e 23 de junho e não haverá programação para o dia 24.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A mudança não agradou os moradores do distrito de Maria Quitéria, e para discutir o assunto e buscar soluções, afirmando que a diminuição de dias de festa vai gerar muitos prejuízos para comerciantes, os moradores de Maria Quitéria se reuniram na noite de ontem (27), na praça do distrito.  Cerca de 200 pessoas participaram da reunião, e foi formada uma comissão que vai levar os encaminhamentos da reunião para a prefeitura.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O comerciante Ednan Coutinho Silva, contou que a reunião teve como objetivo esclarecer para todos os moradores quais são as cobranças e reclamações relacionadas aos festejos juninos.

De acordo com ele, após isso, a comissão de moradores vai tentar dialogar com a prefeitura e caso não haja êxito, os moradores vão articular uma manifestação para chamar a atenção da população e das autoridades sobre os prejuízos causados pela redução de dias dos festejos e das atrações.

“Estamos tendo uma grande perda cultural e se trata do maior São João do interior da Bahia e que há cerca de cinco anos já vem caindo o seu rendimento. Há a perda cultural e nós temos também a perda financeira. O São João é um momento muito importante para a população, para aqueles mais necessitados que fazem licor, que colocam as suas barracas, vendem balas, os camelôs, todos aqueles que adquirem as barracas para trabalhar e também aqueles que tem seus estabelecimentos. A gente sabe que um dia de festa pode parecer pouca coisa, pode parece só curtição, mas não é, gera emprego para milhares de pessoas”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O comerciante relatou ao Acorda Cidade que os moradores têm consciência que a prefeitura não tem condições de contratar grandes atrações que fazem sucesso no cenário nacional, como por exemplo, Wesley Safadão, por exemplo, mas acredita que poderiam ser escolhidas para a festa atrações que estão em destaque, arrastam grande público e têm cachês menores como Seu Maxixe, Unha Pintada, Luanzinho Moraes, Luan Estilizado e Flor de Mandacaru.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Vanderson da Silva, que mora no distrito e também é comerciante, disse ao Acorda Cidade que o cenário de redução dos festejos e as atrações apontam que os prejuízos virão. Segundo ele, as reclamações dos moradores sobre o São João desse ano são muitas.

“O prejuízo é geral e não só para mim como para todos os outros comerciantes da parte formal e informal. Eu recebi várias reclamações de pessoas que frequentam o meu estabelecimento referente as vendas que já começaram a cair a partir de agora”, acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Delma Cruz de Jesus comentou que está preocupada com o reflexo da redução de dias da festa nas vendas. Ela é barraqueira, tem um estabelecimento no distrito e faz licor para vender no período junino. A comerciante afirmou que já houve anos que chegou a vender 500 litros de licor na festa de São João do distrito de Maria Quitéria. Para este ano, ela disse que teme o resultado das vendas.

“Acho que não chego nem a vender 250 litros. Porque além de terem diminuído os dias da festa, as atrações também não estão cooperando. Se essa festa não for bem programada, se não tiver boas atrações e os três, o meu prejuízo vai ser total”, lamentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Leia também: Moradores pedem mais um dia de festa junina e mais atrações para o São João de Maria Quitéria

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade