Alerta

Moradores do Conjunto Feira X temem novas chuvas e alagamentos causados por águas de canal de drenagem

Destes as últimas chuvas que caíram na cidade os moradores estão em alerta.

04/01/2022 às 15h58, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Moradores do Conjunto Feira X, que residem na localidade Vila Verde, próximo ao canal de escoamento das águas do riacho, estão temerosos com a ocorrência de novas chuvas fortes em Feira de Santana. De acordo com eles, todas as vezes que chove, as águas do canal transbordam a uma velocidade alta e invadem as casas, trazendo diversos transtornos para a população.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pedreiro Cosme Pereira dos Santos informou que o problema é antigo e todos correm risco de perder seus bens e até mesmo a vida, como já ocorreu.

 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Minha mãe já tem mais de 20 anos que mora aqui, e eu morava aqui com ela, fui para Salvador e depois retornei. Quando chove aqui, todo mundo corre risco, a gente não sai da localidade. Todo mundo fica com medo. Eu moro ao lado do riacho e fico com bastante medo, porque muitas pessoas já tiveram prejuízo aqui, como aqui na frente da minha casa morreu uma mulher e o filho, que a água levou os dois”, afirmou o morador.

Para ele, a prefeitura tem que construir um túnel no local. Além disso, a localidade carece de mais atenção do poder público. “Precisamos de mais atenção na Vila Verde, entra ano e sai ano e o prefeito não faz nada por nós. O certo é limpar o canal e olhar mais pela gente. Moro a cinco metros do canal. Fiz um batente de 50 a 60 centímetros para não entrar água e mesmo assim quando choveu ficou faltando 20 centímetros para não entrar água. Moro com minha esposa e uma filha, e já tem mais de 20 anos nessa guerra”, reclamou.

Também moradora da Vila Verde, na Rua 12 de Outubro, Marlene Caetano, informou ao Acorda Cidade, que além de vazar, as águas do riacho exalam um forte mau cheiro e ficam escuras. Ela destacou que quando está para chover, todos os moradores do entorno do córrego ficam em estado de alerta.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os moradores ficam ilhados. Vaza lá em cima e passa a água aqui. Na minha casa já entrou água e a gente fica desesperado. Vou lá para cima, pois tenho uma menina de 5 anos, quando não vou para a casa dos meus parentes. Estou tentando construir e quando chove fico na laje. A gente já perdeu móveis e começamos a colocar os móveis lá no alto para não perder, porque a gente já não tem, e nem tem quem ajude. Autoridade nenhuma vem ajudar, o prefeito aqui esqueceu da gente. A escuridão é ‘braba’ e a gente mesmo é quem capina. O canal transborda e já morreu gente, mãe e filho”, disse a moradora.

Em contato com o Acorda Cidade, a coordenadora da Defesa Civil, Anna Karoline Rebouças, afirmou que não houve solicitações ao órgão por parte dos moradores da Vila Verde durante as últimas chuvas. No entanto, confirmou que, quando chove as águas do canal correm com muita força e em alta velocidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O que a Defesa Civil está fazendo para prevenir: sabemos que a água dali vem de algumas ligações que acabam caindo todas naquele canal do Feira X. O plano de drenagem já inclui a questão do Feira X, então a prefeitura vai ter que realizar uma área de amortecimento para que a água não venha com muita velocidade para chegar até o canal. A questão das unidades, como não tivemos ocorrências, a gente acompanhou, estivemos no início do canal, na Vila Verde, e a gente solicitou à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) a limpeza do canal. Com os canais limpos, a gente diminui os alagamentos, não tira a possibilidade de haver transbordamento do canal, mas diminui muito”, explicou Rebouças.

Ela destacou ainda que, além de fazer o processo de monitorar, através das solicitações, a Defesa Civil solicitou alguns benefícios para aquela área do canal, como limpeza e maquinário para fazer uma intervenção na Vila Verde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Infelizmente é um canal com muitas pedras, a gente não pode aprofundar o canal, então a gente pensa junto com a equipe de estrutura no amortecimento de água. O que assusta muito lá não é só o canal cheio, mas a velocidade. A gente compreende que a população fica receosa em relação às chuvas. Mas tivemos dois períodos de chuvas fortes, que não tiveram ocorrências no Feira X. Infelizmente existem casas muito próximas ao canal”, avaliou a coordenadora da Defesa Civil.

O diretor do departamento de limpeza pública de Feira de Santana, João Marcelo, informou ao Acorda Cidade que a limpeza do canal do Conjunto Feira X foi realizada nos meses de maio e novembro, antes da primeira chuva.

“Até o dia 31 de dezembro, foram atendidos 43 córregos na cidade. Esse tipo de ação é feita de acordo com o volume de água que é recebido com as chuvas. Nós estamos realizando ações, e os piores locais de Feira em termos de alagamento são os córregos do Feira X e por este motivo o problema não foi maior. Fizemos o córrego da Lagoa de Chico Maia, próximo à Mangabeira, fizemos o córrego do Feira V, próximo à Fraga Maia, e também atuamos no córrego que começa no Jardim Acácia. Além desses, chegamos a uma totalidade de 43 córregos, tentando reverter esses alagamentos”, informou o diretor.

Além dos relatos dos moradores de que mãe e filho morreram arrastados pela água do canal, no dia 26 de janeiro de 2020, um homem também morreu após ser levado pela correnteza de uma forte chuva.

Na semana passada, João Dias, chefe do Departamento Ambiental da prefeitura de Feira de Santana, fez um alerta sobre os riachos da cidade as construções próximas. Segundo ele, as autoridades precisam fazer um trabalho de colocar monitoramento nesses locais e a curto e médio prazo retirar as pessoas que estão nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) desses locais,  pois se houver uma chuva como houve em Itaberaba, de 300 milímetros a população corre muitos riscos.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade